estado de saúde

Paulinha Abelha: o que é coma persistente? Entenda o estado de saúde da cantora

Paulinha Abelha está intubada e em coma persistente em hospital de Aracaju

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 20/02/2022 às 12:37
Notícia
Acervo Pessoa
Paulinha Abelha é vocalista da banca Calcinha Preta - FOTO: Acervo Pessoa

A cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, permanece internada em um hospital de Aracaju. Segundo o boletim médico mais recente, ela está intubada e em coma persistente em hospital de Aracaju. A informação foi divulgada em mais um boletim médico sobre o estado de saúde da cantora.

A vocalista, que está internada há mais de uma semana para tratar problemas renais, continua na UTI, com quadro clínico estável e sem febre, segundo o boletim, divulgado na noite do sábado (19).

O que é coma persistente?

De acordo com o médico neurologista Mauro Atra, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, no coma há o "rebaixamento" do nível de consciência – com o cérebro ainda funcionando.

Segundo o especialistas, o quadro pode ser provocado por diversas causas, como um trauma, um acidente vascular cerebral ou um tumor.

No entanto, ele também pode ser resultado da complicação de algumas doenças, como diabetes, infecções e até mesmo uma parada cardiorrespiratória.

Já o coma persistente, também chamado de estado vegetativo por alguns médicos, é totalmente diferente. Em geral este é um estado em que só sobra a parte "automática" de funcionamento do cérebro, explicou Afonso Carlos Neves, médico do departamento de Neurologia da Unifesp, à Folha de S.Paulo.

O cérebro tem um funcionamento automático, como por exemplo, estado de sono e vigília, que aparece também nos animais.

São algumas reações de básicas de reflexo, como sucção, ou reação de acompanhamento do olhar. Mas isso acontece de maneira automática. No estado vegetativo persistente, a pessoa não tem mais função voluntária.

Comentários