PANTANAL

NOVELA PANTANAL: Juliana Paes demora uma hora para se "transformar" em Maria Marruá

A novela Pantanal vai substituir "Um Lugar Ao Sol" na faixa das 21h

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 08/03/2022 às 18:48 | Atualizado em 22/03/2022 às 20:48
Notícia
Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes em Pantanal - FOTO: Globo/João Miguel Júnior

Conhecida por ser um ícone da beleza, a atriz da TV Globo, Juliana Paes, vai ser personagem que vira onça na novela Pantanal.

Na trama de Bruno Luperi, a antiga Bibi Perigosa deve aparentar ser mais velha do que realmente é. Maria Marruá também não tem vaidades.

A caracterização de Juliana é feita por Valéria Toth, funcionária da emissora há mais de 15 anos.

Ao se dar conta que seu trabalho seria "maltratar" um dos símbolos de beleza da televisão, a profissional contou que foi conhecer a morfologia da atriz.

"Quando soube do envelhecimento da Ju, meu primeiro pensamento foi: 'Tenho que fazer o meu melhor'. No primeiro teste de maquiagem na Juliana, achei que não ia sair", revela a caracterizadora.

Valéria diz que não usou produtos de envelhecimento na maquiagem. No processo está presente luz e sombras, isso porque a novela é gravada com câmeras 8k, ou seja, a definição é muito alta.

.

O processo da maquiagem

"Fiz umas manchas de sol, rugas, concentrei em volta dos olhos e boca, deixei o queixo também com rugas, com efeito sutil e eficaz para a câmera que estava sendo usada. Sem contar que no Pantanal existe uma luz natural que é dourada e super clara, temos que levar em consideração essa parte técnica também. Colocamos nela um megahair cacheado descuidado longo na cor marrom com uns fios brancos e deixamos a sobrancelha crescer", revela a caracterizadora.

.

Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes como Maria Marruá em Pantanal - Globo/João Miguel Júnior

Além das longas horas de gravação, a maquiagem precisa aguentar o calor do Pantanal. A personagem que na primeira fase foi vivida por Cássia Kiss não tem vaidade, vive isolada e tem uma história de vida de sofrimento.

"Usamos maquiagem de efeitos especiais nas mãos, para registrar as marcas de serviços físicos pesados. Desconstruir uma atriz belíssima como a Juliana também é desafiador", conta Valéria, que demora uma hora para transformar Juliana Paes em Maria Marruá.

Comentários