LISTA

5 filmes de Spike Lee para assistir em plataformas de streaming

Confira uma lista de filmes de Spike Lee para celebrar o aniversário do cineasta

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 20/03/2022 às 10:00 | Atualizado em 13/06/2022 às 17:01
Notícia
KEVIN WINTER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Spike Lee recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award do 74º Annual Directors Guild Of America Awards, em 2022 - FOTO: KEVIN WINTER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O cineasta norte-americano Spike Lee comemora, neste domingo (20), 65 anos. Lee é conhecido principalmente por abordar a sociedade negra em suas produções. Entre suas produções mais famosas estão Infiltrado na Klan, O Plano Perfeito e Malcom X.

.

Quem é Spike Lee?

Nascido Shelton Jackson Lee, Spike Lee adotou mais tarde o nome que veio a se tornar um dos mais famosos no cinema. Ele nasceu em Atlanta, Geórgia, mas logo cedo foi embora da cidade.

Spike Lee, ainda na infância, foi morar no Brooklyn, onde viveu a maior parte da vida. Durante a juventude, ele estudou na Tisch, Escola de Artes da Universidade de Nova York.

.

Jamie McCarthy / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Spike Lee é um dos cineastas mais conhecidos na atualidade - Jamie McCarthy / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Sua carreira começou com o filme independente, Joe’s Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads (1983). O longa fez parte da tese de mestrado de Lee e rendeu ao cineasta feitos importantes, como um Student Academy Award e uma exibição especial no New Directors/New Films.

Além disso, o filme proporcionou ao cineasta a honra de ter sido o primeiro estudante a ter um filme exibido no evento.

Spike Lee já ganhou Oscar?

O Oscar é uma das premiações mais importantes do cinema. Muitos cineastas batalham para serem reconhecidos pela academia - e os que produzem filmes independentes sofrem mais nessa disputa.

Entre as premiações recebidas por Spike Lee durante sua carreira, está a conquista de um Oscar: em 2019, Lee venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado com Infiltrados na Klan.

Em 2006, o cineasta ganhou um Oscar Honorário - homenagem ao conjunto da obra de um artista, que esteja contribuindo para a história do cinema. Spike Lee aproveitou o momento para criticar a quantidade de negros concorrendo ao prêmio.

5 filmes de Spike Lee para assistir

Para comemorar o aniversário de Spike Lee, confira cinco filmes do cineasta que estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Infiltrado na Klan - Telecine e Prime Video (alugar)

.

Universal/Divulgação
Infiltrado na Klan é baseado em uma história real - Universal/Divulgação

Sinopse: Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisa estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

O Plano Perfeito - Netflix

.

DIVULGAÇÃO
Filme é protagonizado por Denzel Washington e Chiwetel Ejiofor - DIVULGAÇÃO

Sinopse: Assaltantes vestidos com uniformes de pintor invadem um movimentado banco em Nova York e fazem reféns. A polícia chega ao local esperando resolver a situação rapidamente, mas os detetives Frazier e Mitchell se surpreendem com a inteligência e a frieza do líder dos bandidos, Dalton Russell, que parece estar sempre um passo à frente das ações da polícia. Quando a capacidade de Frazier começa a ser questionada, surge uma enigmática jogadora de pôquer que solicita um encontro a sós com Russell.

Malcolm X - Prime Video

.

DIVULGAÇÃO
Longa é baseado na biografia do famoso líder afro-americano Malcolm X - DIVULGAÇÃO

Sinopse: O líder afro-americano Malcolm X tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais.

Chi-raq - Prime Video

.
Divulgação/Amazon Studios
O filme é uma releitura moderna da peça Lisístrata, escrita por Aristófanes - Divulgação/Amazon Studios

Sinopse: Em uma época em que Chicago está tomada pela violência, uma criança acaba morrendo devido a uma bala perdida. Assim, as mulheres da cidade decidem tomar uma atitude drástica: iniciar uma greve de sexo até que os homens concordem em abandonar as armas. Mas os maridos e namorados não vão aceitar essas novas regras com facilidade.

Faça a coisa certa - Telecine

.

Divulgação
Faça a coisa certa estreou em 1989 - Divulgação

Sinopse: Salvatore "Sal" Fragione é dono de uma pizzaria italiana no Brooklyn que tem uma parede cheia de nomes de artistas famosos. Um dos moradores do bairro, Buggin' Out, fica indignado ao ver que na parede só há nomes de artistas italianos. Ele acha que um estabelecimento localizado no Brooklyn deveria ter o nome de atores afrodescendentes, mas Sal não concorda. A parede se torna, então, motivo de ódio para Buggin' Out e outros moradores do bairro.

Comentários