Carnaval 2022

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE: Iza como Rainha de Bateria, letra do samba-enredo, carnavalesco, história e cores da Escola de Samba carioca

Imperatriz Leopoldinense é a primeira escola de samba do grupo especial a desfilar nesta sexta-feira (22), homenageando antigo carnavalesco Arlindo Rodrigues

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 19/04/2022 às 11:04 | Atualizado em 22/04/2022 às 11:50
Notícia
Divulgação
Cantora Iza é a Rainha de Bateria da Imperatriz Leopoldinense - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Imperatriz Leopoldinense é a primeira escola de samba a desfilar no Grupo Especial nesta sexta-feira (22). Para o Carnaval de 2022, a Imperatriz preparou uma grande homenagem a Arlindo Rodrigues, carnavalesco responsável pelo primeiro título da escola, localizada em Ramos, na Zona Norte da cidade maravilhosa. Nesta reportagem conheça a Imperatriz:

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

A história da Imperatriz Leopoldinense começa em 1931 com a fundação da Escola de Samba Recreio de Ramos, considerada a "grande ancestral" da Imperatriz. Naquela época, nomes como Pixinguinha e Villa-Lobos já se reuniam naquela região para sambar. 

.

A antiga escola acabou desaparecendo e somente no final dos 50 é que a Imperatriz Leopoldinense ganhou vida. O nome foi sugerido por Manoel Vieira. "Uma singela homenagem a todos os bairros da região por onde cruzavam os trens da antiga estrada de ferro", explica o site da Imperatriz. A Império Serrano é madrinha de batismo da Imperatriz. 

CORES E QUANTAS VEZES A IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE GANHOU?

As cores da Imperatriz Leopoldinense são verde, branco e dourado. Até hoje, já foi vitoriosa em oito carnavais: 1980, 1981, 1989, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001.

.

DESFILE DA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE EM 2022

Em 2022, a Imperatriz Leopoldinense desfila com o enredo  "Meninos, eu vi... onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine", homenageando o carnavalesco Arlindo Rodrigues. A aluna, amiga, admiradora e rival em alguns carnavais Rosa Magalhães é a carnavalesca responsável pelo desfile. 

CANTORA IZA É A RAINHA DE BATERIA DA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

A cantora Iza é a rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense. A bela nasceu em Olaria, bairro vizinho de Ramos, e passava diariamente pela quadra no caminho para a escola onde estudava. Hoje, ela ocupa o lugar que já foi de Luiza Brunet e Cris Viana. 

“Eu passava pela Imperatriz todo dia para ir para a escola e já fui para a Imperatriz muitas vezes escondida da minha mãe. Isso sempre fez parte do meu imaginário, mas nunca pensei que eu pudesse ter essa honra”, disse Iza, em entrevista ao Fantástico. 

"A Princesa Isabela cresceu e virou a Rainha Iza, vencendo barreiras sociais e toda a série de preconceitos, se tornando uma referência para as crianças e jovens de nossa comunidade", diz o texto sobre Iza publicado no site da Imperatriz. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por IZA (@iza)

“Eu fico feliz disso fazer sentido, né? De eu ser uma menina da zona norte, de Olaria, e de agora, de certa forma, poder retornar nesse lugar sabendo que outras menininhas olham para mim. É muito lindo poder alçar vôos podendo sempre voltar para o lugar de onde você veio”, acrescentou Iza também ao Fantástico. 

Samba-Enredo da Imperatriz Leopoldinense 2022

LETRA:

"EU AINDA ERA MENINO
À LUZ DE UM NOBRE DESTINO
O DOM DE TOCAR CORAÇÕES
E VOCÊ ERA MENINA, SUSPIRANDO POESIAS
ENTRE VERSOS E ESTAÇÕES
QUANDO A MÃO DO GRANDE PROFESSOR
NOSSO CAMINHO EM OURO ENFEITOU
FUI DA RIBALTA À AVENIDA
VOCÊ TÃO LINDA, FOI CENÁRIO DE AMOR (Lá lá lá lá lauê)
FIZ DA ORQUESTRA DA FOLIA, MANEQUIM DAS FANTASIAS
QUE JOÃO NOUTRO TEMPO RASGOU

PEGA NA SAIA RENDADA! PRA VER O QUE EU VI
ESPELHO DA RAÇA ENCARNADA... XICA E ZUMBI!
E DESCOBRIR NOVOS BRASIS NA IDENTIDADE
CANTA SALGUEIRO, Ô, SALVE A MOCIDADE!

LEMBRO QUE O IMPERADOR
ME LEVOU PRA SER REI EM SUA ASSÍRIA
AMANHECEU E NÓS DOIS
FOMOS UMA SÓ VOZ NO ALTAR DA BAHIA
BRILHEI... NO SEU PALCO ILUMINADO
DANCEI... SABIÁ CANTOU MEU APOGEU
NUMA DERRADEIRA SERENATA

SONHEI COM DALVA E FUI MORAR COM DEUS

SEU SAMBA NASCENDO NO MORRO
ECOA DO POVO E RESSOA NO CÉU
DESPERTO EM SEUS BRAÇOS DE NOVO
NO MAIS BELO TRAÇO DA FLOR NO PAPEL
SE A SAUDADE É CERTEZA
UM DIA A TRISTEZA SERÁ CICATRIZ
ETERNA SEJA! AMADA IMPERATRIZ!

VEM ME ENCANTAR, VOLTA PRO SEU LUGAR!
SEU MANTO É MEU BEM QUERER
E LÁ DO ALTO O PAI MAIOR MANDOU DIZER
QUEM VIVEU PRA TE AMAR, SEGUIRÁ COM VOCÊ!"

Compositor: Gabriel Melo

Comentários

Mais Lidas