ANIMAL

NOVELA PANTANAL: conheça a sucuri, cobra gigante na qual o Velho do Rio se transforma

Cobra gigante é nativa da América do Sul

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 29/04/2022 às 17:27
Notícia
REPRODUÇÃO
O personagem de Erom Cordeiro, Lúcio, foi pego pela sucuri em Pantanal - FOTO: REPRODUÇÃO

Quem está assistindo Pantanal já está ciente que o Velho do Rio (Osmar Prado) tem o poder de se transformar em uma sucuri. O que nem todo mundo sabe é que a cobra gigante é nativa da América do Sul e pode ser encontrada principalmente na floresta amazônica. Confira mais algumas curiosidades sobre o animal.

.

É VERDADE QUE UMA SUCURI ENGOLE UM BOI?

No decorrer do enredo de Pantanal, a sucuri - na qual o Velho do Rio se transformou - dá o bote em homens que ameaçam a região. Muitas pessoas se questionam sobre a capacidade da serpente de se alimentar de um ser humano ou um animal tão grande.

A sucuri pode sim comer animais grandes, mas é improvável que ela engula uma pessoa. A espécie é uma das maiores do mundo, podendo ultrapassar 4 metros de comprimento, mas sua boca e estômago não suportam o nosso tamanho.

A serpente prefere atacar animais de pequeno porte, como cachorros e bezerros. Mas ainda assim, não é recomendável brincar com a sorte ao encontrar uma sucuri.

COMO A SUCURI ATACA?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a sucuri não é venenosa. Na verdade, a cobra ataca através do estrangulamento. Ela se enrosca no alvo e o aperta até levá-lo a morte.

O encontro com uma sucuri pode ser extremamente perigoso. Apesar da espécie evitar contato com humanos, a cobra pode dar um bote fatal.

Essa espécie tem seis fileiras de dentes na boca, que ajudam a agarrar e engolir a presa por inteiro. A sucuri tem alimentação essencialmente carnívora e pode ingerir animais de pequeno porte, como cachorros, ou animais maiores, como jacarés.

A digestão vai depender do tamanho da presa. Ela pode levar meses para acabar, e nesse período a sucuri fica em repouso.

SUCURI DA NOVELA

As filmagens da sucuri da novela Pantanal foram feitas com um animal de verdade. Bonita, nome dado ao animal pelo Centro Amazônico de Herpetologia em Benevides, Pará, tem 4 metros de comprimento e pesa 40 kg.

.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Matí, onça que faz aparições em Pantanal - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vale lembrar que, assim como Maria, que se transforma em onça, o personagem Velho do Rio também protege o bioma e os personagens no enredo.

Comentários