Pets

PEIXES: 6 dicas para manter o aquário conservado

É importante cuidar bem do aquário onde o seu peixe vive

Vinícius Barros
Vinícius Barros
Publicado em 18/05/2022 às 12:56 | Atualizado em 18/05/2022 às 12:58
PEXELS
Peixes - FOTO: PEXELS

Companhias em muitos lares, os peixes podem até passar despercebidos às vezes. Mesmo assim, é importante lembrar os cuidados com o espaço onde vivem: o aquário.

Para te orientar sobre como manter o equipamento da forma correta, a Rádio Jornal preparou 6 dicas para conservar melhor o aquário do seu bichinho de estimação.

Aquário: dicas que seu peixe vai amar

1. Tamanho do aquário

Escolher um tamanho adequado para o equipamento é fundamental. Opte pelo que possui 60 cm x 30 cm x 40 cm (comprimento x largura x altura). Essa é a medida mais vista em lojas especializadas.

Fique alerta para nunca encher o recipiente de uma só vez. Faça o abastecimento aos poucos, visando o desenvolvimento dos micro-organismos antes da entrada dos peixes.

2. Uso do filtro e do termostato

Um aviso para quem cuida de peixes: nunca desativar o filtro, pois os animais precisam do oxigênio. É através desse equipamento que é feita a filtragem mecânica, química e biológica do aquário.

Já o aquecedor com termostato é o responsável por preservar a temperatura constante da água, preferencialmente entre 23º e 27ºC.

3. Iluminação

Mantenha a iluminação baixa no aquário. Peixes ficam estressados muita luminosidade. Além disso, ela pode tirar a cor deles. A lâmpada só deve ficar acesa de 10 a 12 horas somente.

4. Atenção na hora de decorar

Pedras neutras devem ser usadas na decoração do aquário para não afetar o pH da água.

5. Qual peixe escolher

Antes de escolher o seu peixe, avalie fatores como tamanho dele em relação ao aquário. O comportamento também é importante. Não selecione os que ficam muito quietos no fundo do aquário nem os que estão na superfície. Nos dois casos o animal pode estar com problemas de saúde.

6. Manutenção

Realize semanalmente as trocas de água. Fique ligado aos parâmetros de pH e temperatura do aquário.

Imagem / Pixabay
Existem formas de melhor a qualidade do aquário para os peixes - FOTO:Imagem / Pixabay