Novelas

NOVELA PANTANAL: O que quer dizer 'bruaca'? Saiba significado da palavra usada por Tenório com esposa

A palavra chamou a atenção do público que acompanha o programa

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 20/05/2022 às 15:32
Notícia
Reprodução/ TV Globo
O que significa a palavra "bruaca" na novela Pantanal? - FOTO: Reprodução/ TV Globo
Leitura:

A novela Pantanal continua fazendo bastante sucesso entre o público que está acompanhando diariamente o folhetim. Mas, uma das coisas que chamou atenção recentemente é a forma como Tenório (Murilo Benício) trata a sua mulher, Maria (Isabel Teixeira).

O personagem muitas vezes falta respeito com a esposa, se referindo a ela com a palavra "bruaca". Mas o que essa palavra realmente significa?

.

O QUE QUER DIZER 'BRUACA'?

Essa palavra pode ser interpretada de cinco maneiras, sendo três delas depreciativas com mulheres. 

A primeira definição diz que "bruaca" significa: "Cada um dos sacos de couro cru usados para o transporte de objetos, víveres e mercadorias sobre cavalgaduras, presos a cada lado das suas cangalhas".

O segundo significado da palavra é: "Bolsa de couro cru para ser usada a tira colo".

Agora, as outras três definições da palavra fazem mais sentido ao contexto presente em pantanal. Na novela, a palavra "bruaca" pode significar: "Mulher velha e feia; bruxa; jabiraca, mocreia", "Mulher velha, maldosa e fofoqueira" e "Prostituta, geralmente idosa, que não consegue atrair muitos clientes".

CENA 1990 X 2022

Na novela pantanal de 1990, uma das coisas que chamou atenção é o momento em que Maria se revolta com a palavra utilizada por seu marido, tomando finalmente uma atitude de respondê-lo quando usada.

Em 2022, no remake do folhetim, essa cena acabou se repetindo e gerou diversos comentários divertidos dos internautas. Confira agora a cena:

Comentários

Mais Lidas