polêmica

BLACKFACE O QUE É? Prática racista aconteceu no programa 'Mais Você' com participantes do "Jogo de Panelas"

Participante do "Jogo de Panelas" pede desculpas após realizar Blackface no programa 'Mais Você'

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 23/05/2022 às 10:09 | Atualizado em 23/05/2022 às 10:32
Notícia
Reprodução / TV Globo
Participante pinta todo o corpo e chama atenção de Ana Maria Braga - FOTO: Reprodução / TV Globo

Na manhã da sexta-feira (20), Ana Maria Braga usou um momento do seu programa para alertar um participante sobre um comportamento racista dentro do reality "Jogo de Panelas", que faz parte da grade do "Mais Você".

Anderrupson Fernandes, foi acusado de racismo pela própria apresentadora do programa. Ana Maria Braga se demonstrou bastante surpresa quando viu o homem, que é branco, se pintando com tinta escura para mudar de cor.

A apresentadora repreendeu o participante e alertou que sua atitude se tratava de "BlackFace"

O QUE É BLACKFACE?

O Blackface é uma prática que teve origem por volta de 1830, em Nova York. A prática não envolve apenas se pintar de uma cor diferente, mas representar todo um estereótipo de ridicularização da pessoa negra.

Era costume que atores e comediantes brancos se pintassem com tinta preta durante os espetáculos, se comportando de forma exagerada para ilustrar maneirismos que os brancos associavam aos negros.

Essa tática aconteceu ainda devido a proibição que existia para que negros não pudessem subir em palcos e atuar, devido a cor da sua pele.

Dessa forma, eles eram representados de forma negativa por brancos pintados de preto. Mesmo com o avanço do tempo, a prática continuou e, até os dias de hoje, carrega um caráter extremamente racista.

 .

Reprodução / BBC
Atores realizando Blackface - Reprodução / BBC

 

ENTENDA O QUE ACONTECEU

O último jantar do quadro "Jogo de Panelas", gravado em Brasília antes da pandemia, teve o tema inspirado na África. Por causa disso, muitos participantes foram vestidos de acordo com a cultura africana.

Apesar de parecer uma boa ideia, nem todos os participantes agradaram. Anderrupson decidiu pintar todo o corpo para parecer com uma pessoa preta, fazendo com que Ana Maria Braga lhe chamasse atenção.

"A gente está tentando esclarecer aqui para que isso não ocorra nas festas, nos lugares em que você for. É um comportamento que não deve mais se repetir", explicou a apresentadora.

"Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravista que fazia da técnica do blackface uma forma de estereotipar, de negar a humanidade das pessoas negras", disse Roseane Borges.

Felipe, que era anfitrião da vez, também se pronunciou sobre o ocorrido. "O Anderrupson estava muito legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade, né? Não precisa se pintar de negro. A gente não brinca de ser negro, a gente é de verdade. A gente tem toda uma história e isso é muito sofrido", disse.

PRONUNCIAMENTO DO PARTICIPANTE

Comentários