Pets

PETS: aprenda a ganhar a confiança de um gato em 6 passos

Confira as nossas dicas sobre o assunto

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 25/05/2022 às 21:34
Reprodução
Veja dicas você já pode colocar em prática - FOTO: Reprodução
Leitura:

Apesar de conseguirem ser tão afetuosos com seus donos quanto os cachorros, às vezes o processo para ganhar a confiança de um gato pode ser mais longo.

Os gatos costumam ser animais mais reservados, e muitas vezes após a adoção os tutores não sabem como lidar com o temperamento dos felinos. Isso é ainda mais nítido quando o gato já esteve em situação de rua e provavelmente passou por experiências não muito boas com outros humanos.

Se você está pensando em adotar um gato ou já convive com um, mas ainda não criou um laço forte com ele como gostaria, não se preocupe: vamos te dar 6 dicas para aprender a lidar melhor com os bichanos e, aos poucos, ganhar a confiança deles.

Confira:

01. Deixe que ele tenha seu próprio tempo

Os gatos normalmente demoram mais para se adaptar a grandes mudanças. Mudanças de casa ou pessoas novas num ambiente já conhecido por eles pode alterar, mesmo que momentaneamente, sua forma de agir.

Por isso, se o gato começa a se esconder ou a ter comportamentos diferentes do normal nessas situações, é importante deixá-lo ter esse tempo sozinho. Obrigar o gato a sair de um esconderijo, por exemplo, só vai deixá-lo mais estressado e arisco.

Se ele não quer fazer alguma atividade, a melhor alternativa é apenas esperar que ele faça aquilo no tempo dele. Claro que em momentos de emergência ou doença uma atitude mais assertiva será necessária da sua parte. Mas no dia a dia a melhor opção é deixar o bichano lidar com novas situação da maneira que ele se sentir confortável.

02. Crie um ambiente agradável

Os gatos dormem durante a maior parte do dia, o que significa que eles vão estar sempre em busca de lugares confortáveis para tirar uma soneca. No geral, os felinos gostam de curtir um tempo sozinhos.

Por isso, é importante criar um lugar adequado para eles em casa. Deixe a caminha, água, ração, caixa de areia e brinquedos em locais de fácil acesso. Assim, ele vai saber qual é seu espaço e vai se acostumar com o seu cantinho.

03. Brinque com ele diariamente

Brincar diariamente com seu gato, além de causar associação entre você e um momento divertido, também vai ajudá-lo a gastar energia e estimular seus instintos.

A melhor parte é que você provavelmente não vai precisar gastar muito para entreter seu bichano: gatos adoram brinquedos mais simples, que você pode facilmente confeccionar em casa. Aqui, trazemos algumas dicas de brinquedos que você pode customizar e que vão garantir a diversão do seu gatinho.

Reprodução
- Reprodução

04. Além das brincadeiras, crie outras associações positivas

Faça com que os momentos onde seu gato desfruta da sua companhia sejam sempre prazerosos para ele. Seja oferecendo carinho, petiscos ou brincadeiras, quanto mais ele notar que sua presença traz apenas benefícios, mais ele vai querer ficar perto de você.

05. Evite castigá-lo

Apesar de serem animais extremamente inteligentes, nem sempre os gatos vão associar as próprias atitudes negativas com os castigos que estão recebendo. Os castigos vão fazer apenas com que eles se estressem e se retraiam ainda mais.

O ideal nessa situações é que as condutas positivas sejam reforçadas. Assim, todos saem ganhando.

06. Demonstre o amor que você sente por ele

Dependendo da personalidade do seu felino, tente sempre mostrar seu amor e carinho por ele de uma forma que ele vá apreciar. Seja dando colo, fazendo carinho, passando tempo com ele, brincando ou até mesmo falando com ele. São nas pequenas atitudes que ele vai perceber que é querido e apreciado por você.

Pexels/Helena Lopes/CreativeCommons
Veja dicas você já pode colocar em prática - FOTO:Pexels/Helena Lopes/CreativeCommons
Reprodução
- FOTO:Reprodução
Reprodução
Veja dicas você já pode colocar em prática - FOTO:Reprodução
Petlove
- FOTO:Petlove

Mais Lidas