eleições 2022

Lula ou Bolsonaro? Famosos revelam em quem votam para presidente

Saiba quem são os famosos que já declararam em quem vão votar para presidente nas eleições de 2022

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 18/06/2022 às 9:50
Notícia
Reprodução/RICARDO STUCKERT - Reprodução/EVARISTO SA/AFP
Candidatos à Presidência Lula (PT) e Bolsonaro (PL) - FOTO: Reprodução/RICARDO STUCKERT - Reprodução/EVARISTO SA/AFP

Durante a campanha eleitoral, o apoio de figuras públicas notórias é um passo importante para a consolidação de um candidato. Quanto mais celebridades e pessoas de grande alcance demonstram apoio, maiores são as chances de aumento da popularidade daquele candidato.

Nas eleições presidenciais de 2022, esse fato se mostra cada vez mais presente. Muitos famosos, incluindo artistas, cantores e até influenciadores digitais, já expressaram claramente em quem pretendem votar.

Seja por meio de entrevistas, publicações em redes sociais ou declarações mais sutis de apoio, as celebridades parecem demonstrar engajamento em abordar os assuntos relacionados a política do Brasil.

Os dois candidatos com maiores intenções de votos nas pesquisas, são os que parecem ter mais apoio aberto entre os famosos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), de acordo com dados de 26 de maio do Instituto Datafolha, detêm 48% e 27% das intenções de votos respectivamente.

.

Celebridades que apoiam Lula

Entre os artistas que apoiam a volta do ex-presidente Lula para o governo do país estão Bruno Gagliasso, José de Abreu, Marcelo Serrado, Marcelo Adnet, Silvero Pereira, Duda Beat, Lenine, Pabllo Vittar e muitos outros. 

Dentre os influenciadores digitais, um grupo de ex-BBBs também já demonstrou apoio ao candidato petista como Arthur Picoli, Gleici Damasceno e Gil do Vigor. Juliette, embora nunca tenha dito abertamente que pretende votar no ex-presidente, chegou a fazer campanha para o partido em outras eleições. 

Já no cenário musical, alguns cantores como Caetano Veloso, Linn da Quebrada, Gilberto Gil, Chico César e Teresa Cristina, Luísa Sonza, Valesca Popozuda e Ludmilla reforçaram a escolha no voto em Lula.

Outros artistas como Cleo, Alinne Moraes, Wagner Moura, Camila Pitanga, Denise Fraga, Tati Quebra Barraco, Pepita e Zélia Duncan também já firmaram o voto no Partido dos Trabalhadores.

A atriz Leandra Leal também declarou o voto em Lula ainda na virada de ano de 2021 para 2022. Já Maria Rita, não apenas apoia o ex-presidente como também compareceu ao casamento de Lula com socióloga Janja Silva, assim como Daniela Mercury e o humorista Paulo Vieira.

Celebridades que apoiam Bolsonaro

O atual presidente, Jair Bolsonaro, que busca reeleição, tem um volume menor de artistas na sua base de apoio, pelo menos os que falam abertamente sobre o assunto na internet.

O cantor Latino e o apresentador Ratinho, do SBT, são figuras notórias de apoio ao candidato de direta. Além dos dois, o irmão de Bruno Gagliasso, Thiago Gagliasso, foi contra a linha de pensamento da família e declarou voto em Bolsonaro, assim como Regina Duarte, que já trabalhou para o atual governo.

Mário Frias, que também assumiu cargo no atual governo, reforçou o seu apoio a candidatura do candidato do PL. Grande parte dos músicos sertanejos também concordam com o voto no político, embora não costumem falar abertamente sobre o assunto nas redes sociais.

Gusttavo Lima, por exemplo, não cita o nome de Bolsonaro abertamente, mas já sobrevoou Goiânia com a aeronave envelopada com as cores do Brasil e o rosto do atual presidente.

Zezé Di Camargo tem foto com o presidente, assim como Marrone (da dupla com Bruno). Já Mateus & Cristiano, lançaram até mesmo um jingle de campanha para o atual presidente.

.

Reprodução
Zezé Di Camargo ao lado de Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, filho do atual presidente - Reprodução

Entre as mulheres, Antônia Fontenelle, assim como Andressa Urach, admitem abertamente que apoiam o atual governo e esperam que ele seja reeleito. Andressa, chegou a considerar batizar o próprio filho, nascido em 2021, de "Bolsonaro". 

Comentários