CELEBRIDADES

Atriz Guta Stresser, Bebel em 'A Grande Família', revela como é conviver com esclerose múltipla: "Diagnóstico não é sentença"

A atriz Guta Stresser fala sobre seu diagnóstico e afirma que diagnóstico não é sentença. Saiba mais

Gabriella Zilma
Gabriella Zilma
Publicado em 20/06/2022 às 17:29
Notícia
Reprodução/Instagram @gutastresser
Atriz Guta Stresser revelou diagnóstico de esclerose múltipla, doença autoimune neurológica - FOTO: Reprodução/Instagram @gutastresser

Em depoimento à revista "Veja", Guta Stresser, que interpretou a personagem Bebel, em "A Grande Família", revelou como recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla e a sua convivência com a doença.

"Sei que vou ter de conviver com a esclerose múltipla para o resto da vida. Que ela seja longa e plena. Cada dia que passa tem aquele gosto de uma pequena vitória."

>>> Para mais informações sobre a doença, clique aqui.

O QUE ACONTECEU COM A ATRIZ GUTA STRESSER?

Segundo Guta, os primeiros sintomas surgiram enquanto participava de "Dança dos Famosos", em 2020.

De acordo com a atriz, durante os ensaios, começou a esquecer as coreografias assim que terminava, apesar de sempre ter tido facilidade em memorizar movimentos. Na ocasião, não levou esses esquecimentos a sério.

Após os primeiros sintomas, começou a esquecer palavras básicas, como 'copo' e 'cadeira', sentia dores musculares quando ficava duas horas parada assistindo TV, além de formigamentos nos pés e nas mãos, enxaqueca e variação de humor.

"O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça — algo como 'tzuin, tzuin'", contou à publicação.

"Cheguei a pensar que poderia ser Covid-19 ou sintomas relacionados à menopausa, já que estou entrando nessa fase. E aí levei um tombo na sala de casa que me acendeu um alerta ", relembrou a atriz.

A atriz procurou um otorrinolaringologista e insistiu em fazer uma ressonância magnética. Com o exame, veio o diagnóstico de esclerose múltipla, doença crônica e autoimune, em que o sistema imunológico ataca a bainha de mielina que envolve os neurônios, o que compromete a função do sistema nervoso.

"Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante", disse com medo de ficar incapacitada.

"Com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento", afirmou.

"O primeiro passo foi tomar um remédio caríssimo, que só consigo obter graças ao Sistema Único de Saúde, ao qual sou, aliás, bastante grata", revela.

De acordo com ela, o medicamento a mantém equilibrada e sem crises. Ela também tem praticado ioga, melhorou a alimentação e faz exercícios para o cérebro, que vai de leitura de livros a palavras cruzadas.

"Mais recentemente, incluí no tratamento óleo de CBD, um derivado de maconha que é felizmente legalizado e tem se revelado promissor", diz.

Com o tratamento, os resultados dos exames têm indicado um quadro estável e Guta diz não se render.

"Desde os 13 anos, me entendo como atriz", afirma.


QUAIS FORAM OS ÚLTIMOS TRABALHOS DE GUTA STRESSER?

Recentemente, ela participou de episódios da série "How to be a Carioca", que vai estrear pela Star+, e fez uma montagem da peça "O Casamento", de Nelson Rodrigues.

Quando se fala em esclerose múltipla, qual a palavra que lhe vem à cabeça?

Comentários