PUNIÇÃO

KLARA CASTANHO: Enfermeira que teria vazado GRAVIDEZ e adoção DO BEBÊ será investigada; Veja consequências

Enfermeira deu detalhes sobre a gravidez de Klara Castanho, após atriz ter sido vítima de estupro

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 26/06/2022 às 20:40 | Atualizado em 26/06/2022 às 21:23
Foto: Rede Globo/Reprodução
Klara Castanho revelou ter sido vítima de estupro em uma carta aberta, publicada em seu perfil no Instagram - FOTO: Foto: Rede Globo/Reprodução

A atriz Klara Castanho publicou uma carta aberta relatando que foi vítima de estupro e que o abuso gerou uma gravidez. Assim que nasceu, ela doou o bebê para adoação. O caso veio à tona após uma live de Antonia Fontenelle e uma forte pressão na web.

.

De acordo com o Notícias da TV, o marido de uma enfermeira ligou para a Record, RedeTV! e colunistas que escrevem sobre celebridades para vender informações sobre o parto em maio deste ano.

No entanto, uma fonte da reportagem explicou ao "vendedor" que jornalistas não pagam por informações e que o homem ficou furioso. Ele dizia que a "esposa era enfermeira de um hospital e que tinha uma bomba da Klara Castanho. Queria dinheiro", ainda segundo o veículo.

Já neste domingo (26), o jornalista André Romano publicou em seu perfil no Twitter a punição que a enfermeira - responsável por vazar a informação sobre a gravidez de Klara - foi submetida.

"A enfermeira foi demitida por justa causa (agora cedo)… Eu acho é pouco… Tinha que ser presa...", publicou o jornalista.

Investigação

Neste domingo, o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) determinou a apuração dos fatos e prestou solidariedade à atriz de 21 anos.

"O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

O princípio basilar da Enfermagem é a confiança. Portanto, o profissional de saúde que viola a privacidade do paciente em qualquer circunstância comete crime e atenta eticamente contra a profissão, conforme prevê o Art. 82 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Casos assim devem ser rigorosamente punidos, para que não mais se repitam.

"Assim como Klara, milhões de mulheres brasileiras são vítimas de violência sexual todos os anos e não encontram o acolhimento a que têm direito. São julgadas, ultrajadas e abandonadas, com sequelas para a vida toda. Esse caso é reflexo de um problema muito mais profundo, que precisa ser enfrentado pela sociedade brasileira. Como uma força de trabalho majoritariamente feminina, a Enfermagem sente na pele o que é a violência de gênero".

CASO KLARA CASTANHO

Klara Castanho revelou no último sábado o que havia acontecido, contando que sofreu estupro e teve uma gravidez indesejada, o que lhe levou a optar por entregar a criança à adoção.

Em um pronunciamento em seu perfil no Instagram, a atriz explicou o caso. Veja: