KLARA CASTANHO

CASO KLARA CASTANHO: O que aconteceu com enfermeira que quebrou sigilo da atriz e revelou gravidez?

Enfermeira ameaçou vazar os dados de Klara Castanho e tentou vender informações sobre a gravidez da atriz

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 27/06/2022 às 21:10 | Atualizado em 28/06/2022 às 13:19
Notícia
@klarafgcastanho via Instagram
Klara Castanho afirmou que engravidou após estupro e doou bebê - FOTO: @klarafgcastanho via Instagram

Um dos detalhes mais revoltantes do relato da atriz Klara Castanho sobre o estupro e a gravidez indesejada foi a atitude de uma enfermeira que a atendeu. A profissional ameaçou vazar os dados pessoais da artista.

Segundo a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria dos Santos, disse à GloboNews, a enfermeira poderá perder o registro profissional devido à ameaça.

>>> LEIA MAIS: Médica explica 'gravidez silenciosa' e por que algumas mulheres não percebem que estão grávidas. Clique aqui e entenda.

O Conselho Federal e o Regional de Enfermagem apuram a denúncia da atriz de que uma enfermeira teria a abordado ameaçando divulgar para a imprensa informações sobre a entrega para adoção do bebê fruto de um estupro.

.

No domingo (26), o Cofen declarou "profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".

O conselho disse também que, diante dos fatos, ordenou a apuração da ocorrência e "tomará todas as providências que lhe couber para a identificação dos responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas pertinentes ao caso".

"Casos assim devem ser rigorosamente punidos, para que não mais se repitam. Da mesma forma, devem ser execrados comunicadores que deturpam a função social do jornalismo para destruir a vida das pessoas. Vida privada não é assunto público'", afirma no documento.

.

O Coren-SP destacou, também em nota, que compete ao conselho investigar situações em que haja infração ética praticada por profissional de enfermagem e adotar as medidas previstas no Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem.

O conselho afirma que "seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional. Assim, o Coren-SP ressalta a cautela necessária sejam tomadas as medidas corretas para a apuração dos fatos" e manifesta sua solidariedade à atriz.

.

"Tão logo venha a dispor das informações necessárias para a investigação, o Coren-SP reforça que todos os procedimentos para apuração serão devidamente realizados", finaliza.

Já o hospital onde Klara ficou internada, localizado na região metropolitana de São Paulo, comunicou que será aberta uma sindicância interna para investigar a denúncia feita pela atriz.

>> Ministério Público investiga enfermeira por violação de sigilo profissional

Na nota, divulgada neste domingo (26), a instituição diz que "tem como princípio preservar a privacidade de seus pacientes bem como o sigilo das informações do prontuário médico. O hospital se solidariza com a paciente e familiares e informa que abriu uma sindicância interna para a apuração desse fato".

Com informações do g1

Veja também: após críticas, Antônia Fontenelle grava vídeo oferecendo ajuda para Klara Castanho

17070003

Comentários