UNIVERSO

AO VIVO: Biden revela primeira imagem feita pelo telescópio JAMES WEBB hoje, segunda-feira, às 18h

Direto da Casa Branca, o presidente Joe Biden antecipa a primeira imagem do telescópio espacial James Webb, considerado o mais potente já feito

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 11/07/2022 às 14:44 | Atualizado em 11/07/2022 às 14:46
YouTube/Nasa
Telescópio Webb da NASA no momento do lançamento - FOTO: YouTube/Nasa

Em entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente Joe Biden e a NASA (National Aeronautics and Space Administration) antecipa para hoje, segunda-feira (11), a revelação da primeira imagem do telescópio espacial James Webb.

O James Webb é considerado o telescópio mais potente já criado e existe uma grande expectativa para as imagens, também consideradas as seja mais profundas já feitas de nosso universo.

..

..

Desiree Stover/Nasa
Montagem do telescópio James Webb em 2017 na Nasa - Desiree Stover/Nasa

TELESCÓPIO JAMES WEBB

Desenvolvido pela Nasa, da Esa (Agência Espacial Europeia) e CSA (Agência Espacial Canadense) há décadas, o telescópio espacial James Webb foi lançado apenas em dezembro de 2021.

Apesar de estar no espaço há pouco mais de seis meses, ele primeiro teve que chegar ao ponto Lagrange L2, a 1,5 milhão de km da Terra, e passar por uma série de operações de calibragem até começar as primeiras observações.

Lembre como foi o lançamento:

O James Webb é considerado o melhor observatório espacial já feito, e é uma espécie de substituto do telescópio Hubble.

Nesta segunda-feira (11/7), às 18h (horário de Brasília), o presidente dos EUA, Joe Biden, irá mostrar ao mundo uma das primeiras imagens produzidas pelo telescópio. 

O evento, originalmente programado para esta terça-feira (12), às 11h30 (horário de Brasília), continua valendo. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada no canal do YouTube da NASA e deve focar em outros materiais também inéditos produzidos pelo James Webb.

O QUE ESPERAR DAS IMAGENS DO JAMES WEBB?

Espera-se que com ele seja possível resolver mistérios da origem de nosso sistema solar, observar mundos distantes em volta de outras estrelas e verificar as estruturas e origens de nosso universo.

Entre as imagens aguardadas estão o espectro do exoplaneta, ou seja, planeta que fica fora do sistema solar, WASP-96 B. Este registro permitirá que os cientistas saibam quanto de luz é emitida, para dar uma noção da composição química e formação do local.

Neste primeiro momento, o telescópio JAMES WEBB apontou para cinco alvos:

  • Carina nebula: uma das nuvens de poeira espacial mais brilhantes do céu, onde estrelas são formadas. Nesta nebulosa ficam estrelas várias vezes maior que o Sol;
  • WASP-96B:um exoplaneta composto de gás e que fica a 1.150 anos-luz da Terra;
  • Nebulosa de Anel do Sul: uma nebulosa planetária, uma nebulosa de nuvem de gás, que fica ao redor de uma estrela morta. Ela fica a uma distância de 2.000 anos-luz da Terra;
  • Quinto de Stephan: grupo de cinco galáxias que fica na constelação de Pegasus, a cerca de 290 milhões anos-luz da Terra;
  • SMACS 0723: um agrupamento de galáxias que distorce a luz de objetos por trás delas, permitindo uma visão profunda de galáxias extremamente distantes e fracas.

AO VIVO: PRIMEIRAS IMAGENS DO JAMES WEBB

A primeira das imagens será revelada hoje, segunda-feira (11), às 18h, no horário de Brasília. O evento será uma entrevista coletiva transmitida diretamente da Casa Branca. Assista a transmissão abaixo:

*Com informações do Tilt, Portal UOL.

Desiree Stover/Nasa
Montagem do telescópio James Webb em 2017 na Nasa - FOTO:Desiree Stover/Nasa
Divulgação / Nasa
Nasa lança com sucesso supertelescópio James Webb - FOTO:Divulgação / Nasa