A FAVORITA

A FAVORITA: Quem é a verdadeira vilã na novela? Quem matou Marcelo? Relembre cena entre Donatela e Flora

Cena com Donatela e Flora marcou a reviravolta da novela

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 11/07/2022 às 17:19 | Atualizado em 11/07/2022 às 17:20
TV Globo / Zé Paulo Cardeal
Flora e Donatela se enfrentam na novela - FOTO: TV Globo / Zé Paulo Cardeal

Um grande sucesso durante sua primeira exibição, em 2008, 'A Favorita' está sendo reprisada na TV Globo.

A novela é focada na história de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), inimigas declaradas, que acusam uma a outra do assassinato de Marcelo, pai de Lara (Mariana Ximenes).

Uma novidade que a trama trouxe foi não revelar qual das duas falava a verdade logo no início. O público só veio descobrir quem era a vilã e a mocinha com o decorrer de 'A Favorita'.

Então, com a reprise, é comum que surjam dúvidas no público quanto ao rumo que a trama toma. Relembre abaixo história da trama.

Quem matou Marcelo em A Favorita? Quem é a verdadeira vilã na novela?

Por mais que o início mostre o contrário, Flora é realmente a grande vilã da novela. Comendo pelas beiradas, ela consegue 'provar' que a rival matou Marcelo (Flávio Tolezani). Tudo acontece a base de armações e chantagens.

Após conquistar a confiança de Lara e Irene (Glória Menezes), ela também consegue dois grandes aliados: Dodi (Murilo Benício) e Silveirinha (Ary Fontoura).

Com a ajuda dos comparsas, usa dois importantes trunfos contra Donatela. O primeiro é a mudança do depoimento de Salvatore (Walmor Chagas).

O médico que atendeu Marcelo após o tiro ressurge e acaba chantageado por Flora. Ela descobre que o veterano é gay e esconde sua orientação, o que é usado pela vilã. Assim, ela convence Salvatore a dizer que, antes de morrer, Marcelo contou que Donatela foi a assassina.

O depoimento de Salvatore muda tudo. Ele diz que foi comprado por Donatela para dizer que Flora matou Marcelo. Para piorar, Flora mata o médico na frente da rival e coloca a culpa nela.

TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
Silveirinha é interpretado por Ary Fontoura em 'A Favorita' - TV GLOBO / Renato Rocha Miranda

Tudo piora quando Cilene (Elizângela) também é chantageada pela vilã. Com a ajuda de Dodi, a loira descobre que a manicure guarda um segredo. Na realidade, ela esconde que Halley (Cauã Reymond) é o verdadeiro filho de Donatela. O garoto foi roubado por Silveirinha. Para não ter seu segredo à tona, Cilene muda o depoimento.

Ela diz que quem atirou em Marcelo foi Donatela e não Flora. Com tantas provas contra, Donatela é presa e come o pão que o diabo amassou na cadeia. Já Flora conquista Gonçalo e toda a família. Ela ganha um cargo na empresa, enriquece e vira outra pessoa. 

Quando Lara descobre a verdade sobre Flora em 'A Favorita'?

Lara (Mariana Ximenes) vai se rebelar contra Flora (Patricia Pillar) em A Favorita. A menina descobriu que a vilã é sua mãe e a flagrará falando mal dela e de sua família.

Assim, a filha vai despejar sua raiva e acusar a mãe de ter matado Marcelo (Flavio Tolezani). Nos próximos capítulos, Flora tentará dizer que foi presa por engano e é inocente.

A criminosa ainda diz que Donatela é a verdadeira assassinada do marido e a colocou na cadeia por medo que o milionário se separasse dela. Com o turbilhão de informações, Lara fica confusa, mas não acredita de todo no que a mãe biológica diz.

Divulgação/TV Globo
Mariana Ximenes e Patrícia Pillar interpretam, respectivamente, Lara e Flora em 'A Favorita' - Divulgação/TV Globo

Depois, Lara flagra a mãe falando mal dela no telefone e ela descobre toda a verdade. "Não me chama de filha seu monstro! Eu já sei de tudo Flora! Eu já sei que foi você quem planejou meu sequestro, que matou o meu pai! Eu já sei de tudo! Eu sei quem você é e eu vou acabar com você sua desgraçada, sua assassina!", disparará a Lara.

Mas se engana quem pensa que tudo acaba por aí. A vilã ainda dará um jeito de afastar a filha de Irene (Glória Menezes). Assim, concluirá seu golpe no grupo Fontini.

Reprodução/Globo
Lara, filha biológica de Flora, vai descobrir que a mãe matou Marcelo - Reprodução/Globo

Mais tarde, Lara consegue contar tudo o que descobriu para a avó. A idosa não acreditará na neta, mas irá até o apartamento de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), onde dará de cara com Donatela. Ela só acreditará que Flora é uma assassina quando escutar uma confissão dela a Silveirinha (Ary Fontoura).

Confira o resumo semanal de A Favorita - De 11 a 16 de julho

REPRODUÇÃO
PROTAGONISTAS Claudia Raia vive Donatela e Patrícia Pillar, Flora - FOTO:REPRODUÇÃO
Reprodução/TV Globo
Silveirinha, personagem de Ary Fontoura em 'A Favorita' - FOTO:Reprodução/TV Globo
TV GLOBO / Kiko Cabral
Silveirinha, mordomo de Flora, foi vivido por Ary Fontoura - FOTO:TV GLOBO / Kiko Cabral
TV GLOBO / Frederico Rozario
A Favorita - Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar) - FOTO:TV GLOBO / Frederico Rozario
TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
Silveirinha é interpretado por Ary Fontoura em 'A Favorita' - FOTO:TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
Divulgação/TV Globo
Mariana Ximenes e Patrícia Pillar interpretam, respectivamente, Lara e Flora em 'A Favorita' - FOTO:Divulgação/TV Globo
Reprodução/Globo
Lara, filha biológica de Flora, vai descobrir que a mãe matou Marcelo - FOTO:Reprodução/Globo