CELEBRIDADES

CASO ANITTA: Confira os sintomas da endometriose, doença da cantora

Veja os sinais de endometriose que você também pode ter como Anitta

Gabriella Zilma
Gabriella Zilma
Publicado em 12/07/2022 às 18:14 | Atualizado em 14/02/2023 às 18:59
REPRODUÇÃO/VIDEO/YOUTUBE/@ANITTA
Música de Anitta chegou ao Top 10 do Spotify Mundial no sábado (19) - FOTO: REPRODUÇÃO/VIDEO/YOUTUBE/@ANITTA

Após a cantora Anitta divulgar ter endometriose, muitas mulheres passaram se questionar se esse também não é o problema que as afeta a cada menstruação, provocando cólicas intensas, cansaço excessivo e inchaço no abdômen.

Segundo entrevista da Metrópoles com a ginecologista Márcia Carneiro, diretora da Clínica Origen e professora associada da Faculdade de Medicina da UFMG, a endometriose é uma doença benigna.

No qual é caracterizada pela presença de tecido menstrual (endométrio) fora do útero, podendo afetar não só os órgãos reprodutivos, porém também o intestino, a bexiga e até os pulmões.

“Os principais sintomas incluem cólicas menstruais, dor durante as relações sexuais e ao evacuar e urinar. Em geral, os sintomas surgem ou pioram durante o período menstrual, mas manifestações atípicas como as que Anitta relatou não são raras”, conta Márcia.

A ginecologista explica que o resultado da endometriose costuma demorar porque as queixas femininas em relação à dor podem ser minimizadas pelo profissional responsável pelo atendimento.

“Estudos revelam uma realidade que não é exclusiva do Brasil: cerca de 61% das mulheres com endometriose escutaram de um médico, inclusive de seus ginecologistas, que não havia nada de errado e que a dor seria “normal””, relata a especialista.

DIAGNÓSTICO ERRADO:

No caso da cantora, o problema só foi diagnosticado depois de 9 anos sofrendo de inflamações na bexiga que foram classificadas erroneamente como cistites de repetição.

Thiers Soares, ginecologista, explica que queixas de "cistites" costumam ser bem comuns nos centros médicos, porém nem sempre a endometriose é cogitada como causa.

QUAIS SINTOMAIS DA ENDOMETRIOSE?

  • Cólica muito intensa antes ou durante a menstruação;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Menstruação abundante;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Dor ao urinar;
  • Prisão de ventre ou diarréia;
  • Dor para evacuar;
  • Inchaço na barriga;
  • Cansaço excessivo.

COMO É FEITA A INVESTIGAÇÃO DE ENDOMETRIOSE?

O conselho é que os pacientes que tem algum desses sintomas, insistam na realização de uma investigação de sintomas, que pode ser feita com exames de imagem, como ultrassom pélvico ou transvaginal, ou ressonância magnética.

O especialista ainda pode pedir uma videolaparoscopia, que é um procedimento cirúrgico menos invasivo, no qual permite confirmar a endometriose e verificar a localização, tamanho e quantidade dos tecidos do endométrio que ficaram implantados em outras partes do corpo.

A cantora Anitta em seu desabafo, relatou que tornou público seu diagnóstico para ajudar outras mulheres: