Saúde

RAFA KALIMANN é diagnosticada com MALÁRIA; Entenda sintomas e tratamento da doença

A apresentadora compartilhou em suas redes sociais que é diagnosticada com 'malária'

Alice Lins
Alice Lins
Publicado em 12/07/2022 às 19:49
Notícia
Reprodução / TV Globo
Rafa Kalimann participou do BBB 20 e, atualmente, apresenta o programa Bate-Papo BBB - FOTO: Reprodução / TV Globo

Rafa Kalimann recentemente compartilhou, em suas redes sociais, ter sido diagosticada com malária. A apresentadora estava em Moçambique quando recebeu o resultado. Ela estava com náuseas e resolveu voltar ao país para o tratamento. 

O que é malária, afinal?

Segundo Raquel Muarrek, infectologista da Rede D'or, trata-se de uma doença infecciosa causada pelo mosquito fêmea Anopheles

"A transmissão acontece quando o paciente é picado pelo mosquito ou quando você entra em contato direto com o sangue de um indivíduo que carrega esse protozoário", explica Raquel. 

O Ministério da Saúde afirma que a maioria dos casos de malária estão concentrados na região Amazônica: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Porém, a doença também pode ocorrer em outras regiões. Entenda melhor:

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas podem se manifestar de 48 a 72 horas, consistindo em febre alta, calafrio, tremor, sudorese, dor de cabeça forte, náusea, vômito, cansaço, falta de apetite, podendo evoluir à icterícias, como pele e olhos amarelados

"É muito comum o paciente ter febre terçã, isto é, a febre vai se intensificando e diminuindo durante os dias", explica a infectologista.

.

COMO É TRANSMITIDA?

A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, sendo uma doença infecciosa febril aguda. Qualquer pessoa pode contrair a malária. Aqueles que tiveram vários episódios de malária podem ter imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma. 

É CONTAGIOSA?

A doença só pode ser transmitida através da picada do mosquito. Não é transmitida de pessoa para outra, com exceção de casos de compartilhamento de agulhas infectadas e seringas

Comentários