BEYONCÉ

BEYONCÉ é acusada de capacitismo e mudará letra de música do novo álbum; entenda

A equipe da cantora se pronunciou a respeito da expressão utilizada

Maria Mota
Maria Mota
Publicado em 02/08/2022 às 7:28 | Atualizado em 02/08/2022 às 7:35
REPRODUÇÃO/RENAISSANCE/BEYONCÉ
Beyoncé; renaissance; novo álbum - FOTO: REPRODUÇÃO/RENAISSANCE/BEYONCÉ

"Renaissance", o sétimo álbum de estúdio de Beyoncé, veio ao ar em 29 de julho. Com atual média de 93/100 no Metacritic, o projeto já coleciona inúmeros marcos entre os demais discos lançados em 2022 e uma grande repercussão entre o público.

Depois do vazamento repentino do novo álbum, Beyoncé é alvo, agora, de uma nova polêmica: a cantora foi acusada de capacitismo em "Heated", 11° faixa do Renaissance.

..

Ouvintes apontaram a utilização de uma expressão capacitista na letra da canção, isto é, temos que são atribuídos a PcDs (Pessoas com Deficiência) e que são depreciativos.

O termo em questão é "Spaze", que aparece mais de uma vez na letra. Traduz-se para "espasmo", termo que se refere à falta de controle muscular, condição particular de algumas pessoas com deficiência.

Parte da polêmica se agravou pelo fato de que a canção conta com 11 compositores, mas nenhum deles reconheceu a necessidade de exclusão do termo. 

..

Em resposta à pressão dos ouvintes e fãs, a equipe da cantora se pronunciou a respeito da situação:

.

A palavra, não usada intencionalmente de forma prejudicial, será substituída.

Em junho deste ano, a artista Lizzo também fez uma alteração semelhante. A música "Grrrls" continha o mesmo termo, que, posteriormente, foi substituído e acompanhado de uma retratação pública da cantora.

BEYONCÉ; NOVO ÁLBUM; RENAISSANCE; OUÇA "BREAK MY SOUL"

A faixa "Break My Soul" foi o primeiro lançamento do álbum "Renaissance"; ouça abaixo