JÔ SOARES

MORRE JÔ SOARES: Que houve com Jô Soares? Entenda tudo sobre o caso

Veja detalhes da vida até a morte de Jô Soares, desde carreira, família, amigos até fortuna, política e religião

Meliah Batista
Meliah Batista
Publicado em 05/08/2022 às 13:07 | Atualizado em 05/08/2022 às 13:11
Notícia
TV Globo
Morre Jô Soares, aos 84 anos - FOTO: TV Globo

José Eugênio Soares, nacionalmente conhecido como Jô Soares, faleceu aos 84 anos na madrugada desta sexta-feira (5), entristecendo o coração de milhares de brasileiros.

Considerado um dos profissionais mais renomados da TV brasileira, Jô Soares deixou um legado enorme não só como jornalista, mas também como escritor, dramaturgo, diretor, humorista e artista completo.

O QUE ACONTECEU COM JÔ SOARES?

Jô Soares morreu no auge dos seus 84 anos no Hospital Sírio-Libanês, localizado na região central de São Paulo.

A informação foi divulgada e confirmada pela ex-esposa do apresentador Flavia Pedras, através do seu perfil nas redes sociais.

QUAL FOI A CAUSA DA MORTE DE JÔ SOARES?

Jô Soares estava internado no mesmo hospital de sua morte desde o dia 25 de julho para tratar de um caso de uma pneumonia.

Mesmo com esses antecedentes, a causa da morte do humorista não foi revelada por nenhuma fonte.

Em entrevista dois anos antes do fatídico acontecimento, já havia mencionado sua relação com a morte.

O apresentador disse que não tinha medo de morrer, mas de se tornar improdutivo.

LEIA MAIS - JÔ SOARES sobre medo da morte: "Só espero morrer ‘pá, acabou’"; CONFIRA ENTREVISTA AQUI 

HOMENAGEM DE AMIGOS E FAMíLIA DE JÔ SOARES

Após o comunicado oficial da morte de Jô Soares, muitas celebridades se sensibilizaram e demonstraram seu luto nas redes.

No entanto, o relato mais emocionante veio da ex-esposa do humorista, Flavia Pedras.

FLAVIA PEDRAS E JÔ SOARES

 

Reprodução
Jô Soares e Flavia Pedras foram casados por 15 anos - Reprodução

"Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cerca do de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos", escreveu Flávia.

“Aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida”, publicou.

“A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor” disse.

“Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem”, relatou.

“Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes”, lembrou.

“Pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo”, acrescentou.

“Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores. Amor eterno, sua, Bitika”, finalizou o anúncio emotivo.

ZÉLIA DUNCAN E JÔ SOARES

A cantora Zélia Duncan não deixou de prestar seus sentimentos para o amigo, relembrando seus talentos e agradecendo a existência de Jô Soares.

“O Brasil perdeu hoje um artista único, um comediante que amava seu ofício acima de tudo, um ator fora de série. Um entrevistador brilhante”, declarou.

“Um cidadão que amava seu país e seus amigos. Jô Soares, obrigada por tanto!”, finalizou Zélia Duncan.

ANA MARIA BRAGA E JÔ SOARES

Ana Maria Braga foi outra colega de trabalho de Jô Soares que decidiu expor seu luto para homenagear o apresentador.

“Eu tive a honra de conhecer e conviver com esse jornalista e humorista tão talentoso e querido de todos nós. Hoje o dia amanheceu mais sem graça. Vá em paz meu amigo!”, desejou.

JÔ SOARES E ADRIANE GALISTEU

Reprodução
Adriane Galisteu era vizinha de Jô Soares - Reprodução

Uma das primeiras pessoas a publicar um testemunho sobre o falecimento do humorista foi a apresentadora Adriane Galisteu.

“Meu Deus o mundo sem você…. Meu amado amigo , diretor, conselheiro , vizinho que tristeza… você sempre foi cercado de amor e sempre será assim!”, disse emocionada.

“Vou seguir te aplaudindo e através de suas obras aprendendo com vc! Obrigada por tantas risadas , tantas conversas por todos os ensinamentos. te amo eternamente!”, finalizou.


HISTÓRIA DE JÔ SOARES

Jô Soares gostava de manter sua vida pessoal longe dos holofotes, mas em um dos momentos mais difíceis de sua vida, veio a público falar sobre o seu sofrimento como pai.

FILHO DE JÔ SOARES FALECEU

REPRODUÇÃO
VIDA Jô Soares teve um único filho, Rafael Soares, que faleceu em 2014 de câncer - REPRODUÇÃO

Em 31 de outubro de 2014 morreu o filho do apresentador com sua primeira esposa, a atriz Teresa Austregésilo.

O nome do filho de Jô Soares era Rafael, um homem autista.

“Eu sofri o pesadelo de todo pai, a inversão da ordem natural das coisas, a perda de um filho”, disse Jô na época.

“Meu filho Rafael esteve no mundo durante 50 anos e foi uma criança especial. Como era autista, permaneceu menino até o fim. Passou a vida inteira na realidade do próprio mundo” relatou.

Jô Soares contou que Rafael tinha ‘corpo de adulto e alma de criança’, que adorava música, tocava piano, mas seu amor mesmo estava no rádio, onde até chegou a gravar as vinhetas.

“Ele não tirava a rádio do ar nunca, até mesmo no aniversário dele, nem na hora de apagar a velinha. Vivia com entusiasmo e até mesmo com paixão”.

“Tenho muito orgulho do meu filho e a Teresa, sua mãe, que foi minha grande companheira. Agradeço ao carinho de pessoas queridas, amigos e desconhecidos", finalizou.

JÔ SOARES FOI CASADO COM CLAUDIA RAIA?

Divulgação
Claudia Raia e Jô Soares - Divulgação

A história de Jô Soares e Claudia Raia ressurgiu diante do anúncio do se falecimento, surpreendendo os internautas que não sabiam da sua correlação.

Em 1984, quando Claudia Raia ainda estava no início da sua carreira aos 17 anos, ela e viveram um intenso romance.

Isso se desenvolveu após o ex-casal se conhecer nos bastidores do programa ‘Viva o Gordo’, em que Claudia fazia parte do balé e Jô Soares apresentava.

"Apaixonada por um homem esteticamente fora dos padrões que eu estava acostumada. Tipo 30 anos mais velho do que eu. Eu era mais nova que o filho dele. Então, era bizarro", disse Claudia Raia.

A atriz disse que Jô pediu para terminar o relacionamento e que a separação foi dolorosa, pois estava muito apaixonada.

Além disso, Claudia contou que Jô Soares foi o primeiro a reparar a pinta cancerígena que ela tinha na perna, salvando sua vida.

"Ele tinha tido um melanoma cancerígeno, olhou e detectou. Falou que ia me levar num médico, me levou no dr. Dráuzio Varella da época, que tirou a minha pinta", revelou.

CARREIRA DE JÔ SOARES

GLOBO/REPRODUÇÃO
TELEVISÃO Jô Soares em seu último programa na TV Globo - GLOBO/REPRODUÇÃO

Jô Soares estreou como entrevistador em 1988 no programa ‘Jô Soares Onze e Meia’ (SBT), mas não demorou muito para voltar para a Rede Globo dois anos depois.

Em 2000 iniciou seu famoso programa de auditório, o ‘Programa do Jô’, que teve seu fim anunciado em dezembro de 2016.

Quando se afastou da televisão, Jô Soares afirmou em entrevista a Marcelo Tas, no programa ‘Provoca’, ter sido a melhor decisão no momento.

“Eu acho que consegui fazer a minha carreira no período correto. Quando eu acabei o meu programa, a televisão já estava em decadência”, explicou.

O ‘Programa do Jô’ teve um total de 14.426 entrevistas com nomes impressionantes.

Entre os convidados, estavam Pelé, Roberto Carlos e Caetano Veloso e Hebe Camargo.

Uma das entrevistas mais icônicas do apresentador foi com Hebe Camargo, Nair Bello e Lolita Rodrigues, esbanjando o bom humor das figuras.

O programa humorístico ‘Viva o Gordo’ (TV Globo), onde Jô conheceu Claudia Raia, foi um dos mais marcantes para sua carreira como ator.

Nesse projeto, Jô Soares conseguiu eternizar vários personagens marcantes, mas o principal foi o Capitão Gay.

Além desses, o humorista acumula em sua carreira outros projetos como Quadra de Setes (1966), Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Satiricom (1973) e Planeta dos Homens (1976), e muito mais.

Jô Soares morre aos 84 anos; Veja carreira do apresentador e humorista

JÔ SOARES TEATRO

A relação de Jô Soares com o teatro sempre foi algo que marcou sua história.

Há quatro anos, o dramaturgo não só estrelou, como também dirigiu a peça ‘A noite de 16 de janeiro’.

Em 2019, esteve em cartaz com ‘O Livro ao Vivo’, peça que teve estreia adiada por conta de problemas de saúde de Jô.

Após anos de isolamento da pandemia do Covid-19 afastado, Jô Soares finalmente retornou ao teatro em janeiro de 2022, no palco do Teatro Faap com a peça ‘À meia luz’.

JÔ SOARES ESCRITOR

Além de todos esses talentos, Jô Soares também era um escritor excepcional.

O artista foi um dos autores do livro "A Copa Que Ninguém Viu e a Que Não Queremos Lembrar", de 1994, que abordava o período da Copa do Mundo de 1950.

JÔ SOARES NO ESPORTE

Jô Soares um amante do esporte e do futebol.

Torcedor do Fluminense, Jô Soares se destacou até mesmo como comentarista esportivo, cobrindo a Copa do Mundo pelo SBT.

O humorista comentou a Copa do Mundo da Rússia de 2018 na Fox Sports, participando do programa ‘Debate Final’.

JÔ SOARES E POLÍTICA

Quando se tratava dos movimentos políticos, Jô Soares nunca se isentou, deixando clara sua posição e lutando contra o negacionismo.

Em uma de suas últimas aparições, em 2021, o humorista apareceu em rede nacional para falar sobre a vacinação da Covid-19.

“É fundamental fazer uma campanha, porque eu sei que tem gente que toma a primeira dose e não toma a segunda, eu não entendo, e tem gente que não toma a vacina. Isso é realmente uma coisa medieval”, declarou.

Ainda na época do seu programa, em entrevista com Pedro Bial, deixou clara sua posição diante do golpe para instauração da Ditadura Militar no Brasil (1964 e 1985).

Foto: Reprodução/TV Globo
No programa Conversa com Bial, Jô chorou copiosamente ao relembrar o filho Rafael Soares, que morreu aos 50 anos. - Foto: Reprodução/TV Globo

"Tem gente que chama de revolução, de golpe, de contragolpe", comentou Pedro Bial e Jô Soares o cortou:

"É golpe, não faça média, foi um golpe!".

Em tempos de ditadura, Jô Soares publicou críticas aos militares para o jornal humorístico ‘O Pasquim’.

(Reprodução)
Lula escreveu texto homenageando o apresentador Jô Soares - (Reprodução)

"Sou gordo demais para pedir a volta do regime", também brincou em entrevista à Veja, em 2019.

Com posicionamentos mais incisivos sobre o período ditatorial brasileiro, afirmava ainda mais sua oposição.

"Não existe uma ditadura mais branda, porque morreu menos gente ou torturou-se menos. Quando você tira a liberdade de um cidadão, está tirando a liberdade de toda uma população", analisou.

Jô Soares, inclusive, já chegou a ter trechos de sua entrevista censurada. Relembre caso aqui. 

JÔ SOARES RELIGIÃO

Jô Soares era católico, devoto de Santa Rita de Cássia.

Em entrevista com Pedro Bial em 2018, no programa "Conversa com Bial", revelou que já chegou a ser ministro da Eucaristia.

JÔ SOARES FORTUNA

No SBT, nos anos 80, Jô Soares ganhava cerca de 2 milhões de cruzados por mês, no programa 'Jô Onze e Meia'.

Em entrevista ao SBT, Jô Soares relembrou início do 'Jô Onze e Meia

Já no período em que esteve na Rede Globo, chegou a ter cachê maior que R$ 500 mil por mês.

Na sua carreira como escritor, Jô Soares arrecadou ainda mais com as mais de 620 mil vendas nos seus principais livros.

FRASES MARCANTES DE JÔ SOARES

Reprodução.
Confira os livros escritos por Jô Soares em vida. - Reprodução.

Em homenagem a um dos mais inteligentes artistas que passaram pela televisão brasileira, confira algumas frases marcantes ditas por Jô Soares.

“Tchau, beijo do gordo.”

“Não há amizade por mais profunda que seja que resista uma série de canalhices.”

“Não há nada de errado com a juventude que a idade não cure.”

“Nunca faça de graça de graça. Você é humorista, não político.”

“No Brasil, quando o feriado é religioso, até o ateu comemora.”

“O material escolar mais barato que existe na praça é o professor.”

“Quando saber saber se o casamento tá ruim? Quando você está engolindo sapo ao invés de comer a perereca.”

“O ar quando não é poluído é condicionado.”

“A comissão faz o ladrão.”

“Se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio.”

Comentários