NOVELA PANTANAL

PANTANAL: Globo remenda cenas e exclui sequência polêmica de Maria Bruaca

Capítulo de Pantanal foi alterado pela TV Globo

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 05/08/2022 às 20:53 | Atualizado em 05/08/2022 às 20:54
Notícia
Globo/Divulgação
Maria Bruaca virou chalaneira - FOTO: Globo/Divulgação

O capítulo da novela Pantanal que foi ao ar na terça-feira (2) causou estranhamento em alguns telespectadores. Isso porque a TV Globo remendou algumas cenas e o encaixe não ficou perfeito.

Em uma das cenas, a segunda família de Tenório (Murilo Benício) chega ao Pantanal. Em seguida, aparece o letreiro "dias depois", e os filhos do fazendeiro surgiram com as mesmas roupas e ainda desfazendo as malas.

>> Jove se revolta com Juma e cogita se jogar de cabeça em relação com desconhecida

O que aconteceu é que a edição optou por remendar algumas sequências para ampliar a duração do episódio e cortar uma cena polêmica: a tentativa de suicídio de Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

Após ser escorraçada pelo marido, a dona de casa tentaria tirar a vida se jogando no rio. Na cena, Eugênio (Almir Sater) salvaria, por pouco, Maria Bruaca.

"Não faça isso, dona Maria! Por maior que seja a sua dor, a senhora tá viva... E a vida é uma bênção que recebêmo uma única veiz", imploraria o chalaneiro.

E ela tentaria se soltar: "Me larga... Me dêxamorrê em paz."

.

A sequência deveria ter ido ao no final do capítulo de segunda (1º), tendo continuidade na terça, mas as imagens pularam direto para o momento em que Maria Bruaca se jogou no chão da embarcação, com os olhos cheios de lágrimas e completamente desolada.

O tom de desespero da dona de casa foi trocado por um de esperança e libertação. Em outra cena, Maria cantava rio adentro, arrancava sua aliança e a jogava nas águas - o que não estava previsto no roteiro do capítulo, foi improvisado.

POR QUE A GLOBO MUDOU AS CENAS?

A edição das cenas de Pantanal tem um motivo: conter uma possível fuga de audiência. A Globo pretendia manter seus telespectadores durante a transmissão do jogo Corinthians X Flamengo, exibido pelo SBT.

A alternativa foi incluir no capítulo cenas extras de paisagens da região, além de duas ações de merchandising. A estratégia funcionou, e a emissora só perdeu para o futebol assim que a novela acabou.

Com informações do Notícias da TV

PANTANAL: relembre Maria Bruaca como chalaneira na versão original da novela

Confira o resumo de Pantanal de 1 a 6 de agosto

PANTANAL: Qual é o melhor casal da novela Pantanal?

Comentários