LUTO

Quantas vezes a rainha Elizabeth veio ao Brasil?

Saiba quantas vezes a rainha Elizabeth visitou o Brasil

Gabriella Zilma
Gabriella Zilma
Publicado em 08/09/2022 às 18:58
Notícia
Victoria Jones / POOL / AFP
Funeral da rainha Elizabeth II ocorre nesta segunda-feira (19) - FOTO: Victoria Jones / POOL / AFP

A Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (08) aos 96 anos, ao longo da sua vida, ela visitou muitos países.

No entanto, ela apareceu no Brasil apenas uma única vez, quando tinha 42 anos ao lado do marido, falecido príncipe Philip.

.

A visita ocorreu no dia 2 de novembro de 1968, onde ela acabou visitando cinco capitais do país: Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Logo após a sua visita, ela partiu para Buenos Aires, na Argentina.

RAINHA ELIZABETH II NO BRASIL

Ela ainda conheceu presidente da República da época, Arthur da Costa e Silva, que foi o segundo governante da ditadura militar.

A rainha passou por locais históricos, como o Monumento ao Ipiranga, em São Paulo, e o Mercado Modelo, em Salvador.

Em seu último dia no Brasil, a monarca e o príncipe Philip assistiram a um jogo amistoso realizado especialmente para a rainha, entre as seleções de Rio e São Paulo, no Maracanã.

No fim do jogo, ela deu um troféu aos craques Pelé e Gerson, que jogaram pelo time paulistano.

Elizabeth II e Philip desembarcaram em Recife às 17h de 2 de novembro de 1968. A rainha andou por terras pernambucanas por apenas duas horas, onde o casal compareceram a uma recepção no Palácio do Campo das Princesas.

Na época, era bem comum em Recife a falta de energia, na visita da monarca não poderia ser diferente.

Entretanto, prosseguiram a visita tranquilamente, com os auxiliares segurando um candelabro de seis velas, mas pouco mais de cinco minutos depois, a luz voltou graças ao gerador do prédio.

O casal embarcou às 19h30 no navio Brittanica, que desceu a costa brasileira no meio da noite e chegou à Baía de Todos os Santos na manhã seguinte.

Já em Salvador, a monarca visitou a Igreja Anglicana e campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No Mercado Modelo, a rainha foi recebida com um tapete de pétalas de rosas por uma multidão de pessoas.

Já no fim do dia, a comitiva partiu de novo no Britannia, de onde eles pegariam um voo para Brasília na manhã seguinte. O avião da monarca pousou no Distrito Federal ao meio-dia de 5 e novembro de 1968.

A rainha esteve a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada. De noite, ela recebeu um banquete no Palácio Itamaraty.

Elizabeth II conversou com jornalistas na época, que afirmou achar Brasília "fascinante" e ainda relatou sentir saudades dos filhos, porém pôde falar com eles pelo telefone quando estava a bordo do Britannia.

No seu discurso no Itamaraty, ao lado de Costa e Silva, ela falou sobre o fato de que o Brasil era governado por uma ditadura desde 1964 e afirmou que "nossos dois povos estão voltados aos conceitos básicos de justiça, liberdade e tolerância".

Entretanto, no próximo mês, o mesmo Costa e Silva editou o Ato Constitucional 5 (AI-5), ressaltando ainda mais a violência da repressão no regime militar.

Em São Paulo, a rainha foi recebida por um grupo de crianças do Colégio Britânico, que saudou a monarca com um grito "hip hurra", e ela os cumprimentou.

O prefeito Faria Lima entregou à ela a chave da cidade, além disso, recebeu muitos aplausos da população.

ELIZABETH II MORRE, aos 96 anos, RAINHA do REINO UNIDO

Comentários