Colesterol alto

COLESTEROL ALTO E TRIGLICERÍDEOS: Saiba reconhecer SINTOMAS e O QUE EVITAR NA ALIMENTAÇÃO

Conheça as principais causas, sintomas e como evitar o colesterol alto

Lawanne Arruda
Lawanne Arruda
Publicado em 23/10/2022 às 9:14 | Atualizado em 24/10/2022 às 21:59
Notícia
Reprodução/FREEPIK
Alimentação e saúde - FOTO: Reprodução/FREEPIK

Colesterol é o nome dado a um conjunto de diferentes tipos de gordura, que são examinadas individualmente. "Colesterol alto" é uma condição caracterizada pelo alto índice de gordura no corpo, principalmente de LDL, conhecido como 'colesterol ruim', e triglicerídeos (gordura usada pelo corpo como reserva de energia).

Essa taxa elevada pode influenciar na formação de placas de gordura em vasos e artérias, prejudicando a circulação de sangue.

Esse acúmulo de gordura pode provocar lesão e entupimento de vasos e artérias, além do risco de agrupamento nos órgãos. Assim, é um fator agravante de diabetes, hipertensão, gota, infarto, AVC e outros problemas relacionados à má circulação sanguínea.

.

PIXABAY
Simulação colesterol no sangue - PIXABAY

Quais são os sintomas de Colesterol alto?

Não há sintomas específicos. Essas taxas são verificadas através de exames médicos. No entanto, alguns sinais de que há um descontrole da taxa de colesterol é surgimento de bolinhas de gordura na pele, sensibilidade e inchaço na região abdominal.

Cerca de 30% do colesterol em nosso corpo vem da alimentação. Por isso,é tão importante ter uma alimentação saudável, mesmo que não seja regrada.

Como cuidar da taxa de colesterol?

Coisas simples como reduzir a ingestão de alimentos gordurosos, com muito sal (ricos em sódio) e açúcar são o básico para fazer a diferença.

Praticar alguma atividade física para auxiliar na "queima de gorduras", além de fazer exames de rotina pelo menos duas vezes ao ano, para que se tenha um acompanhamento adequado das taxas.

Alimentos que ajudam a baixar o colesterol

 

Comentários