Famosos

Morre ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, aos 84 anos

O artista faleceu no Rio de Janeiro enfrentava um câncer há anos

Laura Martiniano
Laura Martiniano
Publicado em 10/11/2022 às 14:24
Notícia
Blenda Gomes
Roberto Guilherme, o Sargento Pincel - FOTO: Blenda Gomes

Eternizado no humor brasileiro, Roberto Guilherme ficou conhecido por seu papel em "Os Trapalhões", na Globo. No programa, ele viveu o irreverente Sargento Pincel. O artista faleceu nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro.

Roberto Guilherme estava internato na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul, e enfrentava um câncer. A informação da morte foi confirmada pela família do humorista e por Lívia Aragão, esposa do colega de elenco do artista, Renato Aragão.

Veja o último encontro de ROBERTO GUILHERME, SARGENTO PINCEL, e DEDÉ SANTANA

Relembre a carreira de Roberto Guilherme

Edward Guilherme Nunes da Silva nasceu em Ladário, Corumbá (MT), no dia 25 de agosto de 1938. O nome de Roberto foi escolhido pelo artista em homenagem ao cantor Roberto Carlos.

Roberto Guilherme se mudou para o Rio de Janeiro aos 8 anos, onde trabalhou em uma loja de tamancos aos 11 anos e começou a jogar futebol profissionalmente aos 14, no Vasco.

Após quatro anos, Guilherme se alistou no exército, mas não deixou o futebol. Ele chegou a disputar partidas ao lado de Pelé na Seleção Brasileira Militar de Futebol.

Ainda no exército, Roberto Guilherme escreveu uma peça de teatro amador que foi encenada no Olarias Atlético Clube. Em um determinado dia, um ator escalado faltou e precisou ser substituído pelo próprio Guilherme. Um produtor que assistiu à pessoa convidou o artista para trabalhar na TV Rio.

Em 1963, Guilherme foi para a TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão. Lá, eles colaboraram em 'Um Dois, Feijão Com Arroz' (1965). Depois, o ator passou a fazer parte do elenco fixo de "Adoráveis Trapalhões".

Ele também fez parte de "Os Legionários" (1965), onde interpretou um militar, que não tinha nome, mas era o embrião do 'Sargento Pincel'. Ainda na Excelsior, ele atuou no programa '002 Contra o Crime' (1965) e na novela infantil 'A Ilha do Tesouro' (1966).

Depois, Roberto Guilherme entrou na TV Record e viveu o Sargento Pincel pela primeira vez, no programa "Quartel do Barulho" (1966). Ele também trabalhou em "Praça da Alegria" e "Os Insociáveis".

Em 1969, Roberto Guilherme passou a trabalhar na TV Tupi, fazendo parte do programa "Do Que Se Trata" (1969). Ao lado de José Santa Cruz, ele formou a dupla Jojoca e Xexéu, que fez muito sucesso no programa 'Telecentral do Riso'.

"Os Trapalhões" surgiu em 1975, na TV Tupi. Roberto Guilherme começou como personagem de apoio no programa. Em 1981, ele participou do "Viva o Gordo" e do "Balança Mais Não Cai", na Globo.

Seu trabalho mais conhecido foi realizado no retorno de "Os Trabalhões".

 

Comentários