Curiosidade

O QUE É LEUCOPLASIA NA LARINGE? Saiba mais sobre a saúde do presidente eleito LULA

Entenda tudo sobre a doença leucoplasia na laringe do presidente eleito Lula

Gabriella Zilma
Gabriella Zilma
Publicado em 12/11/2022 às 20:02
Foto: Bruna Campos
MINISTROS LULA: veja quem está cotado para assumir o MINISTÉRIO DA ECONOMIA no GOVERNO LULA - FOTO: Foto: Bruna Campos

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado (12), para realizar alguns exames.

Através desses exames, foi possível encontrar uma inflamação devido ao esforço vocal durante a campanha eleitoral e uma pequena área de leucoplasia na laringe.

Entretanto, o que preocupa para muitos é sobre a doença leucoplasia e se o presidente eleito estará apto para executar o seu mandato a partir de 2023.

Entenda tudo a seguir.

.

O que é leucoplasia? Como aparece a leucoplasia?

A leucoplasia é uma mancha de aspecto branco que pode surgir na cavidade oral. A doença pode ter relação ao tabagismo ou ao consumo de bebidas alcoólicas. 

No entanto, é vista como uma condição médica simples e de pouco risco. Mas, em alguns casos pode revelar a presença precoce de câncer.

Podendo variar na aparência, as lesões mais encontradas são brancas ou cinza e possui bordas grossas e elevadas e superfície dura.

O que diz o exame de Lula?

"O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", relata o comunicado publicado pelo hospital.

Além disso, foram feitos exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET Scan, que "estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que faz parte do grupo que informará questões da saúde durante o governo de transição, usou as redes sociais para falar sobre os exames feitos por Lula.

"A gente pode falar com muita força e clareza que a saúde do presidente Lula está ótima, [ele está] pronto para governar o nosso país. Não tem nenhum sinal. Os exames todos mostram a normalidade e a completa remissão daquele antigo tumor que já faz uma década que teve", afirmou.

"Fez um exame que a gente chama de rinolaringoscopia, que faz ver a garganta, que tem as cordas vocais inflamadas. A garganta inflamada de quem falou muito, emocionou muita gente com seus discursos durante a campanha eleitoral. Mas está superbem, firme e forte", concluiu.

O QUE ACONTECEU COM LULA? Veja o que se sabe sobre a saúde do Presidente eleito

Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula (PT) - FOTO:Divulgação/Ricardo Stuckert