ZÉ PEREIRA

ZÉ PEREIRA: Saiba quem foi o folião que deu origem ao SÁBADO DE ZÉ PEREIRA, um dos ícones do CARNAVAL

Zé Pereira é uma das figuras mais importantes da história do Carnaval; Sábado de Zé Pereira, em 2023, é no próximo dia 18 de fevereiro

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 15/02/2023 às 12:31 | Atualizado em 15/02/2023 às 12:36
Notícia
Mário de Carvalho/Acervo Museu da Cidade do Recife
Passista no Carnaval do Recife, em 1958, no bairro da Boa Vista - FOTO: Mário de Carvalho/Acervo Museu da Cidade do Recife

O Carnaval é uma festa tão tradicional no Brasil que muita gente acha que ele já surgiu assim como conhecemos hoje. Mas, na verdade, essa folia foi sendo montada e se modificando ao longo dos anos, a partir da criatividade de vários foliões. Um dos mais importantes foi Zé Pereira, um sapateiro que quis deixar a festa mais animada. 

Quem foi Zé Pereira?

Zé Pereira é o apelido de José Nogueira de Azevedo Paredes, um sapateiro português que morava no Rio de Janeiro. Em 1846, ele reuniu alguns amigos para um propósito: batucar pela cidade durante o Carnaval

.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@grcesindependente
Escola de Samba Independente Tricolor no Carnaval de São Paulo - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@grcesindependente

Até então, o Carnaval no Brasil, introduzido no país quando ainda era Colônia de Portugal, já flertava com fantasias e algumas brincadeiras de "mela-mela", mas não tinha músicas muito específicas. Nos salões do século XIX, o Carnaval era animado principalmente com valsas e óperas.

Tudo mudou com Zé Pereira. O animado folião pegou um bombo, um instrumento de percussão, e saiu fazendo barulho e chamando atenção da vizinhança. 

RENATO RAMOS/JC IMAGEM
CARNAVAL 2023 Bloco de Samba Jabuti em Folia, realizado na Orla da Brasília Teimosa - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Zé Pereira

A animação de Zé Pereira empolgou os amigos e a festa começou a ter outros ritmos, que, com o passar dos anos, foram se popularizando e atraindo mais e mais foliões para comemorar o Carnaval.

Não há muitas outras informações sobre a vida, família e morte de Zé Pereira, mas, com certeza, todo bom folião precisa agradecer à memória desse sapateiro que deu um toque de mais alegria para esta festa.

Comentários