TABAGISMO

Esposa de Caetano Veloso, Paula Lavigne desaba sobre luta contra vício: "Não está fácil"

Empresária está há 12 dias na luta para vencer a dependência do cigarro

Victor Peixoto
Victor Peixoto
Publicado em 24/05/2023 às 13:06 | Atualizado em 25/05/2023 às 7:37
Notícia
REPRODUÇÃO/INTERNET
Paula Lavigne e Caetano Veloso - FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Esposa do cantor Caetano Veloso, a ex-atriz, produtora e empresária Paula Lavigne, de 54 anos, fez um forte desabafo em seu perfil no Instagram sobre a luta contra o tabagismo, que se trata da dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.

Há 12 dias sem fumar, Paula está passando por um processo de "desmame", que é tentativa de livrar-se da dependência e expôs as dificuldades da sua luta diária através de um print de um aplicativo que a auxilia no tratamento para exemplificar.

“Amigos, não está fácil. Estou postando porque sei que vou ler dicas e mensagens de apoio. Obrigada”, disse sua mensagem.

Segundo o que demonstra o print, a empresária deixou de fumar 187 cigarros, economizando R$ 73,02 no período desde que começou o processo.

Ainda segundo o aplicativo, o tempo em abstinência representa a recuperação de 18 horas de vida. A publicação contou com vários comentários de famosos em apoio à luta de Paula, incluindo nomes como Ivete SangaloNando Reis Selton Mello.

CONFIRA O DEPOIMENTO DE PAULA LAVIGNE SOBRE O VÍCIO:

TABAGISMO ATINGE CERCA DE 9,1% DOS BRASILEIROS COM 18 ANOS OU MAIS

Segundo dados do Vigitel, de 2021, o percentual de brasileiros fumantes com 18 anos ou mais é de 9,1%

Entre os homens, o percentual é de 11,8%, já entre as mulheres, de 6,7%.

ENTENDA O QUE É "TABAGISMO", O HÁBITO DE FUMAR

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, o "hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína.

A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas."

MAIS DE 50 DOENÇAS SÃO RELACIONADAS AO TABAGISMO

Ainda segundo a publicação, são mais de "50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral".

OS BENEFÍCIOS DE PARAR DE FUMAR 

"Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. De 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias, o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar já está mais sensível. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto já foi reduzido pela metade.

De 5 a 10 anos depois de parar de fumar, o risco de infarto será igual ao de pessoas que nunca fumaram."

Comentários