FAUSTÃO

Estado de Saúde de Faustão hoje (23): Faustão pode ter prioridade na fila de transplante; veja últimas notícias

Veja últimas notícias sobre o ESTADO DE SAÚDE de FAUSTÃO; apresentador segue internado há 15 dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 23/08/2023 às 7:49 | Atualizado em 23/08/2023 às 7:50
X

O apresentador Faustão (73) segue hospitalizado desde o dia 5 de agosto, no Albert Einstein, em São Paulo.

Faustão "segue sob cuidados intensivos" devido à insuficiência cardíaca que vem sendo acompanhada desde 2020. O boletim de saúde, divulgado no domingo (20), aponta também que o apresentador foi incluído na fila de transplante.

No entanto, o comunicador pode ter prioridade para receber um novo coração, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Neste caso, são levados em conta "o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso", informa o boletim médico de Faustão.

De acordo com dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), ligado ao Sistema Nacional de Transplantes (STN), cerca de 386 pessoas aguardam atualmente por um novo coração no Brasil. 

No país, os transplantes de órgãos são realizados seguindo a SNT e podem ser financiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por convênios médicos ou pagos pelo paciente.

As listas de pacientes são construídas individualmente por Estados e monitoradas por órgãos de controle federais.

Confira a nota completa sobre o estado de saúde de Faustão

Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020. Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso.

ESTADO DE SAÚDE DO FAUSTÃO

Em entrevista ao portal Metrópoles, a coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Silvia Ayub Ferreira, explicou que Fausto Silva atende aos critérios de prioridade no transplante.

Quando o paciente está internado necessitado de medicação inotrópica para ajudar na contração do coração ou algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização", finaliza Silvia

"Eu, por sorte, ainda não morri [..] estou preparado para as coisas da vida"

"[...] eu, por sorte, ainda não morri. Eu estou preparado para as coisas da vida. Eu estou ainda nesse tratamento e eles [os médicos] vão decidir que tipo de cirurgia que devo fazer". Essas palavras de Faustão foram compartilhadas pelo filho do apresentador João Guilherme Silva, de 19 anos.

NOTÍCIAS DO FAUSTÃO

O apresentador Faustão realiza diálise enquanto permanece internado. Este processo consiste em filtrar o sangue para eliminar toxinas e ajudar na circulação sanguínea do coração.

Faustão pode, inclusive, esperar entre dois a três meses pelo transplante. Esta é uma média estimada pelo HCor, hospital referência m São Paulo, e divulgada pela CNN.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

O apresentador foi diagnosticado com o quadro de insuficiência cardíaca. Esta síndrome é caracterizada pela incapacidade do coração de atuar de maneira correta, o que prejudica a qualidade de vida.

Faustão encerrou o programa de décadas "Domingão do Faustão" em 2021, na Rede Globo, e seguia apresentando o novo programa na Band, que teve último programa na sexta-feira (18).

Tags

Autor