O eclipse solar anular vai acontecer na tarde sábado (14), e o Brasil terá a oportunidade de observar de forma parcial e completa.
Os primeiros sinais do eclipse vão acontecer à tarde. As regiões Norte e Nordeste vão conseguir ver o eclipse completo. Os outros estados brasileiros vão conseguir ver o eclipse solar anular de forma parcial.
Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte vão conseguir assistir de forma completa.
O eclipse anular do Sol é quando a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol. E como a sombra da Lua não cobre completamente o Sol, um "anel de fogo" é criado em volta.
POR QUE NÃO PODE OLHAR PARA O ECLIPSE?
Uma recomendação médica é que não se pode olhar diretamente para o Sol durante o eclipse. Isso faz mal para a vista e pode causar problemas mais graves.
Celular, óculos de sol, placa de raio-X, vidro fumê ou telescópios sem os filtros apropriados não devem ser usados para assistir o eclipse.
O ideal é usar um óculos de soldador com classificação 14 ou superior a isso. Ou projetar a imagem em um outro lugar para assistir.
E ainda sim, não é recomendado passar muito tempo assistindo o eclipse com o óculos de soldador. Fique no máximo 30 segundos olhando diretamente.
QUE HORAS COMEÇA O ECLIPSE ANULAR SOLAR?
O eclipse terá início à tarde, a partir das 15h, mas isso vai depender de cada estado brasileiro. A duração de, mais ou menos, duas horas.
Caso queira saber exatamente o horário que o eclipse vai acontecer na sua cidade, basta acessar a página do Time and Date.