PRISÃO DE SUZANNE VON HICHRTHOFEN

Como está Suzane von Richthofen hoje? Veja quantos anos Suzane ficou presa

Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos foram condenados em 2006

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 02/11/2023 às 19:06
Notícia
X

O filme "A Menina Que Matou os Pais - A Confissão" chegou ao catálogo do Prime Video em 27 de outubro e trouxe de volta aos holofotes o caso Suzane von Richthofen e irmãos Cravinhos.

Protagonizado por Carla Diaz e Leonardo Bittencourt e dirigido por Maurício Eça, o filme aborda a confissão de Suzane von Richthofen, que junto aos irmãos Cravinhos matou seus pais, Marísia von Richthofen e Manfred von Richthofen.

Os assassinatos

No dia 31 de outubro de 2002, os pais de Suzane von Richthofen, Manfred e Marísia, foram assassinados em sua casa na zona sul de São Paulo. Os dois foram mortos com golpes de barra de ferro no quarto onde dormiam.

A polícia inicialmente investigou a hipótese de latrocínio, mas não encontrou sinais de arrombamento na casa. Além disso, os sistemas de vigilância interno e alarmes estavam desligados no momento do crime.

Reprodução

Daniel Cravinho (no centro da imagem) era namorado de Suzane von Richthofen na época do crime - Reprodução

Poucos dias depois do crime, o então namorado de Suzane, Daniel Cravinhos, e o irmão dele, Cristian Cravinhos, compraram uma moto pagando parte do valor em dólares. Essa atitude chamou a atenção da polícia, que passou a investigar a dupla.

Quanto tempo Suzane von Richthofen ficou presa?

Ré confessa, Suzane estava presa desde 2002 e foi condenada em 2006 a quase 40 anos de prisão pelo assassinato. Ela cumpriu parte da pena na penitenciária feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, no interior de São Paulo. Em janeiro de 2023, ou seja, 20 anos após ser presa, Suzane conseguiu a progressão da pena para o regime aberto.

Daniel Cravinhos também foi condenado a 39 anos e seis meses de prisão, já Christian Cravinhos teve como pena determinada 38 anos e seis meses.

Apesar de o caso de Suzane ter corrido sob segredo, o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou que foram cumpridos os requisitos estabelecidos pela Lei de Execução Penal e, por isso, houve a progressão da pena de Suzane. Desde 2017, ela tentava ir para o regime aberto.

Em regime aberto, Suzane cumprirá o resto da pena fora da prisão, ficando sem vigilância, e pode trabalhar, estudar ou exercer atividades autorizadas, mas deve permanecer recolhida durante a noite e em dias de folga no endereço que foi designado. Ela não pode ainda deixar a cidade onde reside sem autorização judicial, precisa cumprir os horários de trabalho e deve se apresentar à Justiça quando determinado.

Desde 2015, ela cumpria pena em regime semiaberto, no qual podia deixar o presídio durante o dia para trabalhar ou estudar, mas tinha que voltar à noite para a penitenciária.

Como está Suzane von Richthofen hoje?

Em 2021, Suzane von Richthofen foi autorizada pela Justiça a iniciar um curso universitário em Taubaté, no interior de São Paulo. No entanto, após ser beneficiada com a progressão ao regime aberto, ela trancou a matrícula e se mudou para Angatuba, outra cidade do interior paulista. Atualmente, ela cursa biomedicina numa universidade em Itapetininga (SP).

Suzane tentou cursar quatro faculdades diferentes desde 2016. Em 2021, foi autorizada pela Justiça a estudar farmácia, mas mudou de curso para biomedicina em Taubaté. Após ser beneficiada com a progressão ao regime aberto, trancou a matrícula e se mudou para Angatuba.

Reprodução/NE10 Interior

Suzane von Richthofen deixa a prisão para 'saidinha' - Reprodução/NE10 Interior

Em 2020, conseguiu uma vaga pelo Sisu no curso de gestão de turismo no Instituto Federal de Campos do Jordão, mas não chegou a ser autorizada a sair da prisão. Em 2017, foi aprovada para o curso de administração em uma instituição católica em Taubaté, mas não concluiu a matrícula.

Em 2016, Suzane recebeu autorização para cursar administração em uma universidade particular, mas pediu à Justiça para fazer o curso online por medo do assédio fora da prisão. O pedido foi negado por falta de recursos tecnológicos no presídio.

Gravidez

De acordo com Ulisses Campbell, autor da biografia intitulada "Suzane: Assassina e Manipuladora", Suzane von Richthofen, de 39 anos, está grávida de sua primeira filha, que será chamada de Isabela. Segundo Campbell, a criança é fruto do relacionamento entre Suzane e o médico Felipe Zecchini Muniz, de 40 anos.

O casal teria se conhecido através do Instagram e posteriormente decidido compartilhar o mesmo lar, estabelecendo-se na residência dele, situada em um condomínio no município de Bragança Paulista, em São Paulo. O biógrafo afirma ter obtido a confirmação da gravidez por meio de fontes próximas a Suzane e à família do pai da criança.

A médica Sílvia Constantino Franco, mãe de três crianças do atual namorado de Suzane Richthofen, pediu a guarda das meninas na Justiça, mas o pedido foi negado. A decisão determina a realização de um estudo psicossocial para apurar se a integridade física e psíquica das crianças está em risco.

Prime Video

Você pode assistir "A Menina Que Matou os Pais - A Confissão" e outros filmes sobre Suzane von Hichthofen dirigidos por Maurício Eça no Amazon Prime Video. A plataforma de streaming oferece uma assinatura grátis de 30 dias para novos usuários. Após o período teste, a mensalidade passa a ser cobrada.

Esta matéria tem informações do site UOL, do site g1 e do site O Globo

Tags

Autor