BOMBA!

Decisão da FIFA vai deixar Raniel fora do futebol até 2016

Jogador foi punido por doping e não poderá atuar por nenhum clube. Se o Santa Cruz usar Raniel de maneira irregular, será punido também

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/09/2015 às 10:50

O meia-atacante Raniel vai ficar de fora dos gramados até fevereiro. A punição é pelo uso de cocaína, droga que, além de ilícita, é considerada doping. Ele não vai poder jogar mais nem pelo Santa Cruz, nem por time nenhum. A notificação de irregularidade vai vir da FIFA.

O Santa Cruz poderá recorrer, como já faz desde o começo do ano. A punição foi dada em março e deveria se estender até setembro. Ao longo do ano, inclusive, o clube conseguiu livrar o jogador da suspensão por algumas partidas. Porém, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva e a FIFA resolveram manter a punição até o fim do ano. Saiba mais na reportagem de Leonardo Boris:

O comentarista André Luiz Cabral também abordou o assunto:

Em nota, o Santa Cruz se disse surpreso e garante que vai tomar todas as providências cabíveis. Confira a nota na íntegra:


O Santa Cruz Futebol Clube recebeu no último dia 23 de setembro, com absoluta perplexidade, a comunicação da FIFA referente à punição imposta pelo Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol ao atleta Raniel.

Aos que fazem o Santa Cruz, causa completa estranheza essa punição adicional visto que, em nenhum momento, o atleta, o clube, a Federação Pernambucana de Futebol e a própria Confederação Brasileira de Futebol foram informados de quaisquer recursos interpostos ao Comitê Disciplinar e, muito menos, que um novo julgamento estaria ocorrendo em Genebra, na Suíça. Assim, ao atleta foi negado o amplo direito de Defesa, princípio presente em todas as esferas e instâncias da Justiça.

O documento do Comitê Disciplinar, assinado pela secretária-adjunta Alejandra Salmerón García, informa que a decisão de “banir mundialmente” Raniel por um ano, até a data de 22 de fevereiro de 2016, foi tomada em julgamento ocorrido no dia 15 de setembro de 2015, válida a partir do momento em que a CBF notificou o clube em 23 de setembro.

O Santa Cruz reafirma publicamente seu compromisso de permanecer prestando todo suporte financeiro, psicológico e emocional ao seu atleta Raniel Santana de Vasconcelos.

Por discordar veementemente tanto da forma com que o processo se desenrolou quanto da natureza da nova punição, com nítido potencial de aprofundar ainda mais as condições de vulnerabilidade social de um jovem de 19 anos, o Santa Cruz tomará todas as medidas cabíveis para reverter a decisão do Comitê Disciplinar da FIFA.

VEJA MAIS CONTEÚDO