ELIMINATÓRIAS

Brasil joga mal e perde de 2 a 0 para o Chile em Santiago


É a primeira vez que a seleção verde-amarela perde numa estreia em Eliminatórias

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/10/2015 às 23:04
Leitura:
Foto: AFP

Em Santiago, o Brasil foi mal e perdeu de 2 a 0 para o Chile na noite desta quinta-feira (8). A partida, que marcou a estreia das duas seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, foi disputada no Estádio Nacional. É a primeira vez que a equipe canarinha perde numa estreia em Eliminatórias. Após esse resultado, a vitória sobre a Venezuela, na próxima terça (13), às 22h, em Fortaleza, torna-se ainda mais importante.

No primeiro tempo, o desempenho das duas equipes foi fraco, com leve vantagem para o Chile. O elenco comandado pelo técnico Dunga se fechou no meio campo e foi inábil na criação. Assim como o pentacampeão do Mundo, o atual vencedor da América do Sul apresentou um jogo lento e acuado. O panorama só mudou um pouco no final, quando os chilenos deram o primeiro susto. Aos 38 minutos, o atacante Alexis Sánchez aproveitou um momento de distração do goleiro Jefferson e, por pouco, não abriu o placar com um chute que atingiu a trave.

Até aí, Dunga somente mexeu no time uma vez para tirar o zagueiro David Luiz, que sentiu dores no joelho aos 36 minutos do primeiro tempo. Marquinhos foi escalado para substituí-lo, o que não alterou a situação. Pouco depois, Jorge Sampaoli trocou o zagueiro Francisco Luiz pelo meia Mark Gonzáles, tornando o jogo mais ofensivo. Já no segundo tempo, o meia Valdívia foi para o banco, e Matías Fernández entrou em campo. Do lado brasileiro, porém, nada foi feito.

No segundo tempo, parecia que o confronto era outro. A postura do adversário evoluiu perigosamente. Mais incisiva, a nação de Pablo Neruda pressionou até marcar. Após alguns sustos, o primeiro gol veio aos 27 minutos. Matías Fernández cobrou falta da direita, e a bola foi aérea. O atacante Vargas subiu, chutou de direita e fez a rede balançar.

Só então Dunga resolveu tomar uma atitude. O atacante Ricardo Oliveira ficou no lugar de Hulk, e Lucas Lima substituiu Luiz Gustavo no meio campo. As mudanças, contudo, não trouxeram nenhuma novidade na configuração do time. E ainda houve mais uma alteração no elenco oponente. O volante Marcelo Díaz saiu para que o zagueiro Vilches entrasse. Aos 44, veio, enfim, o segundo para sacramentar a derrota brasileira. Em tabela com o meia Vidal dentro da área, o atacante Alexis Sánchez chutou para o gol. A bola bateu nas pernas do zagueiro Miranda e voltou para o centroavante cravar o triunfo dos donos da casa.

Ouça os gols narrados por Roberto Queiroz:


Mais Lidas