MEMÓRIA

Símbolo do auge do "futebol arte" brasileiro, Rei Pelé completa 75 anos

Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, Minas Gerais

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 23/10/2015 às 15:27
Foto: Reprodução/Internet


Não importa a geração de que você seja nem o lugar de onde venha, um fato é incontestável: Pelé é o grande mito do futebol mundial. Por isso, não seria exagero dizer que o mundo inteiro comemora os 75 anos de vida do craque, completados nesta sexta-feira (23).

Considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade mineira de Três Corações em 1940. Mas foi no litoral de São Paulo que o garoto fez a própria fama e se transformou rapidamente no Rei Pelé. Com apenas 16 anos de idade, deu início à carreira no Santos, onde ficou por quase duas décadas.

O jovem se destacou logo na estreia como titular. O Santos enfrentava o Corinthians de Santo André, em 1956. Ao final da partida, o placar é o que todo brasileiro hoje em dia quer esquecer: 7 a 1. Na goleada, o futuro Rei fez o sexto.

Confira a matéria de Luiza Falcão e Artur Ferraz:

No clube paulista, o ídolo entrou para a história ao marcar o primeiro tento que ficou conhecido depois pelo termo “gol de placa”. Foi no dia 5 de março de 1961, quando o Peixe ganhou do Fluminense por 3 a 1, no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo.

Pelé, que já tinha sido campeão do mundo pela seleção brasileira em 1958, fez o gol pioneiro já no final da partida, após driblar vários adversários desde o meio do campo. A euforia da torcida foi tanta que o então repórter Joelmir Beting, do jornal “O Esporte”, mandou fazer uma placa em homenagem ao lance na entrada do estádio, dando origem à expressão.

O comentarista da Rádio Jornal, Ralph de Carvalho, começou no radialismo no Rio de Janeiro e pôde conhecê-lo de perto. Para ele, até hoje não há um jogador que o supere. “Nós tivemos os ‘virtuosis’, tipo Garrincha, Nilton Santos, Carlos Alberto, Jairzinho, Rivelino. Mas o nosso exemplo de futebol sempre se encaminhava para Pelé", diz.

Para quem quiser relembrar ou conhecer as habilidades do craque, este vídeo mostra alguns dos principais lances:

VEJA MAIS CONTEÚDO