INTERNACIONAL

Fifa anuncia suspensão de Blatter e Platini

Os dois foram banidos por oito anos de todas as atividades relacionadas ao futebol

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/12/2015 às 7:17
Foto: MARCELLO CASAL JR/Abr

Nesta segunda-feira (18), o Comitê de Ética da Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou que o ex-presidente do órgão, Joseph Blatter, e o ex-mandatório da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), Michel Platini, foram suspensos de todas as atividades relacionadas ao futebol por oito anos. A punição é devida ao em que Blatter pagou 2 milhões de francos suíços a Platini em 2011, por serviços prestados em 1998 e 2002.

Segundo o Comitê, nenhum dos dois conseguiu justificar o pagamento. Além da suspensão, Blatter também foi multado em 50 mil francos suíços, e Platini, em 80 mil francos suíços. Em outubro deste ano, o Comitê de Ética havia confirmado a suspensão provisória de Blatter e Platini por 90 dias, por causa do mesmo caso.

O Comitê não conseguiu e evidências concretas para enquadrar Blatter no artigo 21, parágrafo 1, do Código de Ética da Fifa, que versa sobre suborno e corrupção. Ainda assim, segundo as acusações, ele foi punido por ter ferido o artigo 20, parágrafo 1, que fala de oferta e aceitação de presentes e outros benefícios. A suspensão de Platini é baseada na mesma interpretação.

VEJA MAIS CONTEÚDO