ESPECIAL ORGANIZADAS

Depois de 15 anos da primeira morte relacionada às torcidas organizadas, nada mudou

Confira na primeira reportagem da série “Quinze anos de medo” sobre as facções do estado, o drama de uma família que perdeu um jovem de 16 anos para a violência dos grupos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/07/2016 às 13:56

Foto: Vídeos/LeonardoVasconcelos e HaimFerreira

A Rádio Jornal apresenta até o próximo sábado no Redator de Plantão, a partir das 6h, a série de reportagens “Quinze anos de medo” sobre as Torcidas Organizadas de Pernambuco. Vão ser abordados vários assuntos, famílias que sofrem com a violência, ações do ministério público e da justiça, origem das facções e possíveis soluções. A produção é de Haim Ferreira, Leonardo Vasconcelos do Jornal do Commercio e Renata Andrade da Rádio Jornal.

Na reportagem de abertura nesta segunda-feira, contamos a história do torcedor do Sport, Daniel Ramos da Silva, a primeira morte relacionada às torcidas no estado. Daniel, de dezesseis anos, cresceu na travessa do congo, no Ibura de Baixo, periferia do Recife, onde cresceu também seu amor pelo clube. A tia dele, Rosângela Ramos, conta que, sem condições financeiras, o jovem chegou a vender uma calça para assistir ao jogo do Leão.

Mas um certo dia, chegou a notícia que ninguém queria escutar. Daniel estava no túnel Chico Science, ao lado da Ilha do Retiro, quando levou dois tiros: um na testa, outro no peito. Ele ainda foi levado para o Hospital da Restauração, mas morreu no caminho. O autor dos disparos até hoje nunca foi identificado. Mesmo tendo sido um marco negativo na história do futebol do estado, quinze anos depois, ninguém foi preso, nada mudou.

A tia do jovem, Rosângela Ramos, conta que ele era um menino muito brincalhão, “a gente sente falta dele até hoje, ele era um ‘palhaço’, sempre tirava brincadeiras com todos”, disse.

Confira no áudio a matéria completa:

Amanhã, na próxima reportagem da série “Quinze anos de medo”, você vai conhecer as histórias de três famílias que foram vítimas da violência das organizadas. O material também será exibido nos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), como o Jornal do Commercio, JC Online, NE10 e TV Jornal com conteúdos exclusivos que vão ser exibidos durante a semana. Não perca!

VEJA MAIS CONTEÚDO