Uma tarde de expectativa para a torcida do Sport. O departamento jurídico do clube está no Rio de Janeiro ao lado de Rithely e Diego Souza, que serão julgados pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pelas declarações dadas após o jogo contra o Palmeiras, no dia 23 de outubro.
A 5 ª Comissão Disciplinar abriu os trabalhos às 16h, horário local, e a pauta de julgamento de Diego Souza e Rithely é a sexta. O diretor jurídico do Sport, Rodrigo Barros, fala sobre o julgamento. “Eu acho que Diego Souza pode se tomar uma projeção maior porque ele tem uma história maior no futebol e já passou outras várias vezes no STJD”, disse o diretor. “Mas com relação a denúncia, eu não vejo esse problema maior, essa visão maior sobre Diego Souza”, completou.
O volante Rithely está incluído no artigo 243 F do STJD e a pena vai de uma a seis partidas. “Esse artigo fala de ofender alguém em sua honra, nesse caso, o árbitro”, explicou. “Já o Diego Souza está incurso no artigo 258, que é assumir uma conduta contrária à disciplina da prática esportiva, especificamente desrespeitar os membros da equipe de arbitragem como um todo”, contou o diretor.
Segundo o diretor jurídico, a linha de defesa do Sport é sempre de pedir a absolvição, especialmente neste caso.
Confira os detalhes na reportagem de Leonardo Bóris:
A polêmica
O caso aconteceu na partida contra o Palmeiras, quando o Sport perdeu por 2 a 1 e o árbitro mineiro Ricardo Marques não marcou um pênalti a favor do Leão. Após o jogo, Rithely, bastante exaltado, disparou contra o juiz. “Culpa da arbitragem. O que esse cara fez tinha que ir pra delegacia. Roubou bonito. Quando é na ilha, o braço está colado e dão pênalti. Aqui ele está com a merda do braço desse tamanho e o bosta do árbitro fez uma merda dessa e não dá a p* do pênalti. Aí aqui manda vir esses caras aí pra roubar nós”.
Diego Souza também criticou a equipe de árbitros. “Estou de saco cheio de tanto que falo. É a mesma coisa que botar um nariz de palhaço. A minha vontade é sair de campo com dez minutos, mas não saio por honrar essa camisa. É vergonhoso. Mais uma vez o campeonato está desenhado para Flamengo e Palmeiras. Então tira o resto. Faz um campeonato à parte. Contra a gente tem interferência de fora, todo mundo avisa. Nos jogos deles, todos beneficiados. A gente está brigando por uma situação difícil e ele tem que pagar caro”, disse Diego Souza.