FUTEBOL

Confira a carta de Edno Melo a Ivan Brondi do Náutico

No documento Edno falou sobre o pacto pela paz, problemas e possibilidades para estabilidade do Náutico

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/08/2017 às 20:12

Imagem

O futuro presidente do Náutico, Edno Melo destacou "o desejo de colaborar com o Náutico, de unir forças para enfrentamento imediato da grave crise que o clube atravessa" em carta direcionada para a atual gestão sob o comando de Ivan Brondi. Edno assume o comando do clube em 2018.

Confira a carta na íntegra

Recife, 21 de agosto de 2017


Exmo. Sr. Presidente Executivo do Clube Náutico Capibaribe,
Dr. Ivan Brondi


"No dia 29/8, terça-feira próxima, estaremos completando 60 dias desde que, firmado o Pacto pela Paz no Náutico, assumimos, a convite da atual gestão, os cargos de Vice-Presidente Administrativo Financeiro e de Diretor de Futebol do nosso clube. É do conhecimento de todos os envolvidos neste entendimento que estas missões específicas, a nós demandadas, não faziam parte da nossa pauta, visto que dedicávamo-nos ao Conselho Deliberativo e, em particular, à Comissão Paritária, responsável pela fundamental campanha da volta aos Aflitos. Já ali, inclusive, havíamos apresentado à comunidade alvirrubra um novo projeto de gestão, diferente do atual, intitulado Resgate Alvirrubro e traduzido em um Plano de Metas. Fomos eleitos no pleito do último dia 16/7, mas este trabalho terá início efetivamente apenas em janeiro de 2018. No momento, estaríamos nos dedicando às tarefas citadas e ao planejamento do próximo biênio (o que efetivamente vem sendo executado por um grupo de alvirrubros, sob nossa coordenação).

No entanto, falou mais alto – como sempre – o desejo de colaborar com o Náutico, de unir forças para enfrentamento imediato da grave crise que o clube atravessa. Daí o convite aceito, sendo este, a partir de então, o nosso compromisso no acordo pactuado: exercer estas funções. Mas, buscando exemplo no esporte que nos deu origem, quando só uma metade do barco rema, ou se todos não o fazem em absoluta sintonia, dificilmente a equipe completará a prova, muito menos como vencedora. No nosso caso, ainda mais crítico, estamos em meio à travessia de uma tempestade. Nosso barco é o próprio Clube Náutico Capibaribe. E somos comandantes, presentes ou futuros, é fato, mas dentro da embarcação estão milhares de torcedores e mais de cem anos de história e de amor.

O senhor, estimado presidente Ivan Brondi, é um ilustríssimo representante deste legado, que merece o respeito e a confiança de todos os alvirrubros. E quis o destino que tivesse nas mãos um desafio de tal magnitude. Fazer o Náutico alcançar mais uma conquista, mesmo que seja colocar-se no prumo novamente e apontar para o futuro, ou naufragar, desta vez com remotas perspectivas de retomada, diante da gravidade do quadro que vive, hoje. Por tudo isso, pelo amor ao Náutico e pelo senso de responsabilidade que nos move, certos de que, dadas as condições (já acordadas entre nós), poderíamos contribuir, resolvemos apresentar um último apelo diretamente ao comandante executivo, compartilhando o mesmo com o exmo. sr. Presidente do Conselho Deliberativo do clube, Dr. Gustavo Ventura, partícipe do já referido pacto.

Em aproximadamente 60 dias, período que vamos completar brevemente, é mais do que possível observar imprescindíveis correções de rumo a adotar, financeira e administrativamente. Há procedimentos inadiáveis a implementar, sob risco de se deixar a instituição caminhar irremediavelmente para o caos e a insolvência. Muitos dos problemas são antigos, outros mais recentes, todos impondo ao nosso centenário clube o descrédito, a desorganização, a quase inviabilização, o afunilamento de prazos e possibilidades de reversão e, gradualmente, de recolocação do náutico no lugar merecido, localmente e nacionalmente. Não é justo com os alvirrubros, nem é aceitável.

Reafirmamos: por princípios éticos e morais, só entendemos um caminho possível a seguir: o da lisura, da transparência, do respeito aos colaboradores e aos integrantes da equipe, o trabalho que sirva ao Náutico, pois ele não sobreviverá caso, por descuido ou má-fé, tentem se servir dele, como parece já ter sido feito no passado. De nossa parte, só poderemos ser suporte para a presidência executiva, que, temos plena convicção, desconhece e não seria conivente com práticas equivocadas, caso sejam assegurados - de fato e de direito - os requisitos para tal. A confiança recíproca, portanto, atestada nos documentos que permitam ao vice-presidente administrativo-financeiro desempenhar o seu papel. Porque estão definidas e claras as atribuições. Falta poder exercê-las.
Reconhecidas e assinadas pela presidência executiva, e associadas a algumas medidas administrativas pontuais, renovarão nosso pacto e a nossa disposição para cumpri-lo exemplarmente, como rege nossa conduta pessoal e profissional. Caso não seja possível esta contrapartida, desde sempre pactuada, cuja ausência nos impede de realizar o trabalho necessário, reduzindo a tarefa à de um observador do cotidiano, restará a nós a alternativa de aceitarmos a realidade, devolvendo ao executivo, ao final dos 60 dias, os cargos apenas formalmente assumidos, mas com pouca resolutividade, pelas razões apresentadas, reassumindo os papeis no Conselho Deliberativo, na Comissão Paritária e dedicando ainda mais tempo ao planejamento do biênio 2018/2019.

Fique certo, senhor presidente, que esta nossa frustração seria reunida à preocupação que temos externado com a situação do nosso clube, que inquieta conselheiros, sócios, torcida e desportistas em geral. Não seria justo com a vitoriosa trajetória de um herói alvirrubro este peso a carregar, e por isso tantos clamam por providências. Se não for possível executar, desde já e dentro da gestão, os movimentos urgentes pela salvação do Clube Náutico Capibaribe, estaremos prontos a seguir na mesma luta em todas as instâncias possíveis. E no executivo, a partir de janeiro. Pelo bem do Náutico, por respeito e compromisso com a nação alvirrubra, ávida por boas notícias, merecedora há muito de novas alegrias. E de tudo o pudermos fazer, nós que nos propusemos a assumir a honrosa missão de representar milhares de pessoas e fazer da história, futuro.

Respeitosamente,

Edno Melo

Diógenes Braga"

VEJA MAIS CONTEÚDO