Novela de 87

Flamengo recorre contra decisão do STF que considera Sport campeão único de 1987

Segundo o clube carioca, o Sport teria sido campeão da 'segunda divisão' do Brasileirão de 1987

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/10/2017 às 13:32

Imagem

O Flamengo apresentou um recurso contra a decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou o Sport como único campeão brasileiro de 1987. O clube carioca apresentou em seu argumento a decisão da CBF em unificar os títulos nacionais a partir de 1971, considerando os vencedores também campeões brasileiros. Dessa maneira, o rubro-negro do Rio de Janeiro quer que o título seja dividido e disse que nunca pretendeu retirar o título do Leão pernambucano.

O tipo de recurso apresentado pelo clube flamenguista é chamado de 'embargos de declaração e é usado quando algum ponto da decisão não fica bem esclarecido. Entretanto, a equipe carioca também aciona 'efeitos infringentes', na expectativa de poder mudar o teor da decisão.

STF havia decidido pelo Sport como campeão único este ano

Em julgamento no último dia 18 de abril, em Brasília, o Supremo Tribunal Federal, decidiu recusar o recurso do Flamengo para a divisão do título do Brasileiro de 87 entre o clube carioca e o Sport. Assim, o Leão segue como único campeão nacional daquele ano. O placar da votação da 1ª Turma do STF marcou 3×1 contrário aos flamenguistas.

Relator do processo, o ministro Marco Aurélio Mello já havia dado parecer contrário ao Flamengo. Faltavam então os votos dos minutos Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Barroso, contudo, pediu vistas em agosto do ano passado e paralisou o julgamento. Na retomada, nesta terça, ele votou a favor dos cariocas. Moraes e Weber votaram junto com o relator, mantendo o Sport como único campeão.

VEJA MAIS CONTEÚDO