PERNAMBUCANO SUB-20

Árbitro é agredido por torcedores após jogo entre Santa Cruz X Porto

Tiago Nascimento foi perseguido no corredor, na saída do campo, depois da final entre Santa Cruz e Porto, na Arena de Pernambuco.

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 30/11/2018 às 12:35
Foto: Cortesia/Associação Nacional dos Árbitros de Futebol
FOTO: Foto: Cortesia/Associação Nacional dos Árbitros de Futebol

O árbitro Tiago Nascimento dos Santos, que apitou a final do Campeonato Pernambucano Sub-20, foi agredido após o jogo entre Santa Cruz e Porto na noite dessa quinta-feira (29). Ele e o trio de arbitragem foram perseguidos por um grupo de pessoas, o corredor que dá acesso aos vestiários da Arena de Pernambuco, local em que o jogo foi realizado. Alguns dos agressores estavam com a camisa do Santa Cruz.

Nas imagens concedidas pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), é possível ver o momento em que a equipe de arbitragem tenta se distanciar do grupo de pessoas que estão fazendo as ameças. Contudo, Tiago Nascimento é alvo de uma tentativa de soco no rosto, e no momento da queda, ele é ferido na altura da pálpebra do olho esquerdo, por um homem que estava com uma camisa vermelha do clube.

Em seguida, um segundo homem, de camisa preta, ainda tenta dar um pontapé no árbitro, mas recua. Junto a Tiago Nascimento estavam os assistentes Bruno César Chaves Vieira e José Romão da Silva Neto, além do quarto árbitro Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho.

Árbitro Tiago Nascimento
Árbitro Tiago Nascimento
Foto: Cortesia/Associação Nacional dos Árbitros de Futebol

Em nota, a ANAF mostrou indignação com a “barbárie”, que segundo a Associação, foi estimulada e incentivada por dirigentes do Santa Cruz Futebol Clube. Ainda conforme o órgão, será realizada uma reunião em caráter extraordinário, junto ao Sindicato dos Árbitros Profissionais de Futebol do Estado de Pernambuco (SAPFEPE), para definir que medidas serão tomadas em relação aos agressores.

Confira a nota na íntegra:

Estarrecidos quanto ao episódio da perseguição e violência desencadeada, estimulada ou autorizada por dirigentes da instituição Santa Cruz Futebol Clube, alguns destes visivelmente identificados nas imagens da barbárie praticada contra o quarteto de arbitragem que atuou na partida da final do campeonato pernambucano sub-20 – edição 2018 (Arena Pernambuco – 29.11.2018) e em especial contra o árbitro central do referido evento, Sr. Thiago Nascimento, vitimado com escoriação no rosto, na altura da pálpebra do olho esquerdo; a associação nacional de árbitros de futebol – ANAF em iniciativa conjunta com o sindicato dos árbitros profissionais de futebol do estado de Pernambuco – SAPFEPE , não apenas repudiam ou manifestam indignação, mas também anunciam que em reunião conjunta extraordinária a acontecer nas próximas horas, trazendo em pauta esse assunto de forma específica, somarão esforços contra a impunidade e apresentarão a sociedade futebolística as medidas cabíveis a serem impetradas contra o clube supramencionado para que sirva de exemplo aos demais do futebol brasileiro. Thiago Nascimento, árbitro do futebol Pernambucano, tem formação superior em educação física, é pai de dois filhos, é pessoa creditada por sua postura ética e conduta ilibada, recebe nossa solidariedade não apenas por paridade e a ele renovamos apreço. Em anexo, vídeo e fotos das máculas contra toda arbitragem e afronta a prática fair play, providenciaremos e esperamos correções.

Gleivson Leite e Salmo Valentim, presidentes da SAPFEPE e da ANAF

VEJA MAIS CONTEÚDO