Copa do Nordeste

Náutico entra com pedido de torcida única no clássico contra o Santa

Departamento jurídico do clube protocolou pedido junto à Federação Pernambucana de Futebol e a CBF para que jogo tenha apenas a torcida alvirrubra

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 05/02/2019 às 10:43
Alexandre Gondim/ JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem

O vice jurídico do Náutico, Alexandre Carneiro Gomes, confirmou nesta terça-feira (5), em entrevista à Rádio Jornal, a possibilidade de torcida única no clássico contra o Santa Cruz no próximo sábado (9) pela Copa do Nordeste. O clube já protocolou o pedido com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF ) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de evitar confusões entre as torcidas organizadas.

"O clube apenas protocolou perante a FPF e a CBF o pedido para que fosse analisado , conjuntamente com o Ministério Público e a Polícia Militar, essa questão da torcida única diante da reiterada ocorrência e da sequenciada não resolução desses conflitos entre torcidas organizadas, que se espalham não apenas nos clássicos mas também em outros jogos entre clubes do Nordeste. A gente pediu que haja um debate sobre esse assunto e que a Polícia Militar, juntamente com o MP, a Federação Pernambucana e a CBF, enfrente esse tema.", afirmou.

Confira o pedido do Náutico na íntegra abaixo:

Recife, 04 de fevereiro de 2019

At.:
Ilmo. Presidente da Federação Pernambucana de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol ;
Ilmo Presidente da Liga do Nordeste.
C/C:
Sr. Representante do Ministério Público de Pernambuco;
Ilmo. Comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco;

Ref.: Estádio dos Aflitos. Jogos com Torcida Única.

Prezados Senhores,

Considerando:

1 - O notório, sequenciado e crescente conflito entre torcidas organizadas em Recife, com vítimas fatais ;
2 - Que tais conflitos não são apenas entre específicas gangs organizadas nos clássicos entre Náutico, Sport e Santa Cruz, mas também quando aqui jogam outros Clubes do Brasil, em razão das associações com torcidas de outros Estados;
3- Que os conflitos põem em risco toda a coletividade, dentro e fora do Estádio, bem como o patrimônio do Clube;
4- Que apesar de existir determinação judicial, processo ajuizado pelo Ministério Público perante a 5 ,Vara Da Fazenda de Recife, para que não haja envolvimento de torcidas organizadas nos Clubes, tal medida não conseguiu seu efeito prático de retroceder a violência;

Requer:

1- Seja analisada a estratégia já deflagrada por outros Estados como São Paulo e Bahia, para que os clássicos sejam realizados com torcida única.
2 - Que se assim for decidido essa medida seja extensiva aos jogos do Náutico nos Aflitos também com outros Clubes do Brasil, analisado caso a caso , de acordo com os convênios/associações entre torcidas porventura existentes.
3- Que já incida tal regra a partir do próximo clássico, que é entre Náutico x Santa Cruz no próximo sábado nos Aflitos.

Sendo somente o que se apresenta para o momento, renovamos nossos préstimos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Clube Náutico Capibaribe
Evaldsson Edno Rosendo de Melo- Presidente

VEJA MAIS CONTEÚDO