Copa do Nordeste

Copa do Nordeste: Santa Cruz leva gol na reta final e sofre derrota


Santa Cruz conseguiu segurar o Fortaleza até aos 37 minutos do segundo tempo, mas levou um gol de Romarinho e foi eliminado da Copa do Nordeste

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 09/05/2019 às 23:38
Artes/JC
FOTO: Artes/JC
Leitura:

O Santa Cruz foi valente, teve chances de balançar a rede na decisão, mas esbarrou na qualidade técnica do Fortaleza. Em um vacilo da defesa, aos 33 minutos do segundo tempo, o meia-atacante Marcinho marcou o gol que decretou a vitória aos cearenses e classificação à final da Copa do Nordeste, nesta quinta-feira, no Castelão. As finais do torneio acontecem nos dois 22 e 29 deste mês. O outro finalista é o Botafogo-PB, que bateu o Náutico por 2 a 1.

Apesar dos desfalques, o Tricolor do Arruda conseguiu apagar a péssima imagem da partida anterior pela Terceirona. O próximo jogo dos corais está marcado para segunda-feira, fora de casa, diante do Botafogo-PB, na busca pelo retorno à Série B.

Ouça o gol na voz de Roberto Queiroz

Confira os lances:

O jogo

O Santa Cruz começou a partida com uma postura totalmente diferente do último jogo diante do Ferroviário, domingo, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Ao contrário do que era esperado, o Fortaleza não conseguiu pressionar o Tricolor do Arruda nos primeiros minutos. Além disso, as primeiras melhores oportunidades de gols ficaram com os pernambucanos, que quase abriram o placar.

Mal a bola rolou, o lateral Carlos Renato, iniciou improvisado na ponta esquerda do ataque, apareceu na linha de fundo e cruzou para o atacante Pipico, que chegou atrasado na bola e não conseguiu completar de cabeça o lance. A outra chance saiu do pés do artilheiro coral. Ele puxou o contra-ataque e tocou para o meia Allan Dias bater cruzado ao invadir a grande área pelo lado direito.

O sistema defensivo do Santa encaixou tão bem que o Fortaleza só conseguiu encaixar a primeira jogada aos 30 minutos. Em uma bola alçada na grande área, o centroavante Júnior Santos pegou a sobra e soltou o pé para fora. Enquanto isso, os corais não deixam de apertar os donos da casa. Num novo contra-golpe, o volante Lorenzi arrancou pelo meio e mandou um forte chute no canto do goleiro Marcelo Boeck.

No fim do primeiro tempo, a defesa coral afrouxou um pouco a marcação pela laterais. Tanto que os cearenses tiveram um gol anulado. Pelo lado direito, o lateral Tinga levantou na área, o zagueiro Roger Carvalho disputou com o lateral Bruno Ré, pegou a sobra e chutou para o fundo da rede. Porém, o árbitro Marielson Alves Silva marcou mão da bola do atleta do Fortaleza.

No segundo tempo, o Fortaleza seguiu com ritmo intenso, principalmente explorando os contra-ataques cedidos pelo Santa Cruz após as bolas paradas. Mas apesar do volume, os cearenses erraram no último passe e não conseguiram aproveitar. Sem se abater, a Cobra Coral respondeu imediatamente. Primeiro, meia Allan Dias puxou a investida, a marcação não chegou, e soltou o pé de longe. Em seguida, após a cobrança de escanteio com Pipico aparecendo no meio da defesa e tirando tinta da trave na cabeçada.

Só que no último quarto do jogo o Santa Cruz recuou demais e pagou caro. Aos 33 minutos, em boa troca de passes do ataque do Fortaleza, o meia-atacante Romarinho apareceu com espaço no lado direito do ataque, deixou o lateral-esquerdo Bruno Ré no chão, e bateu colocado de canhota, sem chace para o goleiro Anderson.

Quando pareceu que o Santa Cruz iria se abater, quase que conseguiu o empate. O lateral-direito Warley arrancou pela direita, cruzou rasteiro, Romarinho tentou afastar e acertou a trave. No rebote, o meia Jeremias não conseguiu completar com força. Apesar da disposição, os corais não conseguiram reagir, principalmente depois que o volante Charles foi expulso.

Ficha do jogo

Fortaleza - Marcelo Boeck; Tinga, Nathan, Roger Carvalho e Bruno Melo; Paulo Roberto e Dodo (Araruna); Edinho, Osvaldo (Marcinho), Júnior Santos (Romarinho) e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.

Santa Cruz - Anderson; Cesinha, João Victor, Willian Alves e Bruno Ré; Charles, Lorenzi e Allan Dias (Ítalo Henrique); Carlos Renato, Guilherme Queiroz (Warley) e Pipico. Técnico: Leston Júnior.

Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE. Árbitro: Marielson Alves Silva (BA). Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Edevan de Oliveira Pereira (ambos da BA). Gols: Romarinho aos 33' do 2ºT. Cartões amarelos: Nathan e Júnior Santos (Fortaleza). Lorenzi, Charles, Carlos Renato e Ítalo Henrique (Santa Cruz). Cartão vermelho: Charles (Santa Cruz).


Mais Lidas