Série C

Santa Cruz precisa vencer o Botafogo-PB, para evitar pior início de Série C do clube

Além de evitar uma marca pior do que a obtida em 2008, o Tricolor encara o Belo, em João Pessoa, buscando a primeira vitória na competição

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 13/05/2019 às 18:15
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Analisando as metas traçadas pelo Santa Cruz ao longo do ano, o trabalho atual tem sido bem feito, dentro das limitações do clube. Na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, o Tricolor conseguiu ir longe e arrecadar um bom valor em cotas, vitais para atingir o objetivo do acesso para a Série B. Entretanto, o começo na Terceira Divisão tem decepcionado o torcedor coral. Duas partidas ruins contra Treze-PB e Ferroviário-CE, e agora encara o Botafogo-PB. Caso não vença o Belo, uma marca negativa será alcançada pelo Mais Querido: o pior começo de Série C entre as cinco vezes que a disputou.

Esta é a quinta vez que o Santa Cruz disputa a Terceirona. As outras vezes aconteceram em 2008, 2012, 2013 e 2018. A primeira participação é a que registra a pior largada coral. Naquele ano, nos seus três primeiros jogos, a Cobra Coral somou apenas três pontos, sendo uma vitória e duas derrotas. E de quebra, o clube foi rebaixado para a Série D. Já o seu melhor início foi em 2013, quando subiu para B. Foram duas vitórias e uma derrota nos três confrontos iniciais.

Transmissão

A Rádio Jornal acompanha a partida direto do Estádio Almeidão, com narração de Aroldo Costa, reportagem de Igor Moura e comentários de Carlyle Paes Barreto. O plantão esportivo sob o comando de Marcelo Araújo.

Números à parte, contra o Botafogo-PB, o Santa Cruz poderá contar com o retorno de atletas importantes, como o lateral-direito Marcos Martins e o atacante Augusto. Ambos estiveram de fora do confronto diante do Fortaleza, na última quinta-feira, por suspensão. Além deles, os recém contratados Misael e Everton estarão também à disposição, podendo entrar em campo no duelo.

“Existe a possibilidade obviamente, ainda que longe do ideal, porque nós chegamos sexta-feira. Então qualquer coisa que a gente faça com os novos contratados, é queimando etapa. A ideia é que a gente consiga o quanto antes aproveitá-los, assim como Augusto, o Marcos (Martins), atletas que foram desfalque na quinta-feira. A gente espera ter felicidade na escolha e que possamos fazer um grande jogo”, avaliou o técnico Leston Júnior.

Início de Série C do Santa Cruz nas suas participações anteriores:

2008: 1V e 2D ( 1x2 Campinense, 3x0 Central e 0x3 Potiguar) - 3 pts

2012: 1V e 2E ( 1x1 Guarany de Sobral, 2x2 Salgueiro e 2x1 Treze-PB) - 5 pts

2013: 2V e 1D ( 2x0 Luverdense, 1x2 CRB e 1x0 Cuiabá) - 6 pts

2018: 1V e 2E ( 1x1 Náutico, 3x1 Atlético-AC e 0x0 ABC) - 5 pts

Botafogo-PB

O Belo vem de vitória diante do Náutico na semifinal da Copa do Nordeste diante do Náutico, na última quinta-feira, por 2 a 1. Empolgado pela passagem de fase e com uma ótima campanha dentro dos seus domínios - perdeu apenas um jogo em 2019 no Almeidão -, o Alvinegro paraibano busca sua primeira vitória na Série C. Para reforçar, a equipe conta com um bom alicerce, a invencibilidade de 14 jogos na temporada.

Dentro de campo, o Botafogo-PB não contará com o meia Marcos Aurélio, lesionado, e pode perder também o atacante Nando. O camisa nove é o artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols marcados. Por todo o bom retrospecto do adversário, Leston espera um jogo difícil, mas vê capacidade de conquistar um bom resultado em João Pessoa.

“O Botafogo-PB, assim como o ABC e Náutico, são clubes que iniciaram a Série C na frente, pelo simples fato de serem equipes que já tem trabalho mantido desde o ano passado. O Botafogo-PB desde 2017. Desse time titular, sete jogadores estão lá desde que eu fui treinador do Botafogo. É uma equipe que não lembro de, nos últimos 15 meses, ter perdido dois jogos no Almeidão. Um time muito forte, muito difícil de ser batido, mas temos uma equipe capaz de ir lá fazer um grande jogo e voltar com um grande resultado”, encerrou.

Ficha de jogo

Botafogo-PB: Saulo; Israel, Lula, Donato e Fábio Alves; Rogério, Juninho e Marcos Vinícius; Clayton, Dico e Nando (Felipe Alves). Técnico: Evaristo Piza.

Santa Cruz: Anderson; Marcos Martins, João Victor, William Alves e Carlos Renato (Bruno Ré); Charles, Diego Lorenzi (Ítalo Henrique) e Allan Dias; Augusto, Misael e Pipico. Técnico: Leston Júnior.

Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa. Horário: 20h. Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG) Assistentes: Leonardo Pereira e Breno Rodrigues (ambos MG).

VEJA MAIS CONTEÚDO