Copa do Nordeste

Copa do Nordeste vai apontar campeão inédito entre Botafogo-PB e Fortaleza

Duelo começa às 20h, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Tricolor do Pici joga pelo empate

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 29/05/2019 às 18:53
Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol
FOTO: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol

Após quatro meses e meio de competição, chegou o dia de conhecer o grande campeão da Copa do Nordeste 2019. No estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba, Botafogo e Fortaleza disputam nesta quarta (29/5) o jogo de volta da decisão, às 20h. O Tricolor do Pici joga pelo empate, uma vez que venceu a partida de ida por 1x0, na semana passada, no Castelão. Já o Belo precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com a taça. Caso os botafoguenses vençam por vantagem de um gol, a decisão se dará na disputa de pênaltis.

Transmissão

O jogo terá ampla cobertura do SBT Nordeste, com as suas afiliadas: TV Jornal e TV Jornal Caruaru, para Pernambuco e interior do Estado, TV Tambaú e TV Borborema (Paraíba), TV Aratu (Bahia), TV Jangadeiro (Ceará), TV Ponta Negra (Rio Grande do Norte), TV Cidade Verde (Piauí), TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz (Maranhão) e TV Ponta Verde (Alagoas). Na TV Jornal, a transmissão terá a narração de Aroldo Costa, o Maior Gol do Mundo, e Maciel Júnior, o Bom de Bola. A reportagem será de Walleys Santos. A Rádio Jornal, Jornal do Commercio, JC Online e Blog do Torcedor, também estarão com profissionais trabalhando na cobertura da grande decisão, que definirá o novo rei do Nordeste.

Equipes

O título, aliás, terá sabor inédito para Botafogo-PB ou Fortaleza, que nunca sentiram o sabor de conquistar o troféu do Nordestão, uma das competições mais importantes do calendário do futebol nacional. Além do prestígio, a conquista da Copa do Nordeste tem outros atrativos para os clubes, e por isso vem sendo tratada como prioridade por ambos. O campeão embolsa R$ 1 milhão de premiação e ainda garante vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020.

Os dois times fizeram grandes campanhas na competição. O Botafogo-PB só perdeu a invencibilidade no primeiro jogo da final, semana passada, quando perdeu por 1x0 para o Fortaleza. Na fase de grupos, o Belo acabou em segundo lugar, mas com a mesma pontuação do Ceará, 18 pontos. Nas quartas de final, o alvinegro paraibano eliminou o CSA, 3x1, em jogo único. Nas quartas de final, o Botafogo despachou o Náutico, após triunfo por 2x1 no Almeidão. A equipe paraibana, comandada por Evaristo Piza, tem sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. Na Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB está invicto e venceu o Imperatriz por 2x1, na última rodada.

Já o Fortaleza foi o primeiro colocado do Grupo A da Copa do Nordeste, com 13 pontos e apenas uma derrota, justamente para os botafoguenses, por 1x0, no Almeidão, em jogo válido pela terceira rodada da primeira fase. Nas quartas de final, o Tricolor do Pici derrotou o Vitória por 4x0 no Castelão. Na semifinal, também em casa, os comandados de Rogério Ceni ganharam do Santa Cruz por 1x0, em jogo muito equilibrado.

Oscilante no Brasileirão, o Fortaleza vem de um empate por 1x1 com o Vasco, pela sexta rodada. O time comandado por Rogério Ceni tem sete pontos e ocupa a 14ª colocação, apenas um ponto a mais do que o CSA, que abre o Z-4.

Rogério Ceni

Considerado por muitos o maior ídolo do São Paulo – vestiu a camisa do Tricolor do Morumbi por 25 anos, período em que acumulou diversos títulos, entre eles três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial de Clubes –, Rogério Ceni vem construindo uma idolatria grande também no Fortaleza. Tanto que o treinador pode conquistar seu terceiro título pelo Tricolor do Pici.

Rogério levou o time ao título da Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado e este ano faturou o troféu do Campeonato Cearense. A próxima meta é conquistar a Copa do Nordeste. Caso seja campeão hoje, o Fortaleza vai repetir o feito do rival Ceará, que ganhou a taça em 2015. Para o Botafogo-PB também vale se igualar ao Campinense, que levou o título para a Paraíba em 2013.

VEJA MAIS CONTEÚDO