SÉRIE C

Técnico e jogadores experientes em PE são armas do Paysandu contra o Náutico

Os times se enfrentarão nas quartas de finais da Série C

Diego Borges
Diego Borges
Publicado em 26/08/2019 às 11:43
Jorge Luiz / Paysandu / Divulgação
FOTO: Jorge Luiz / Paysandu / Divulgação

A divisão da Série C em dois grupos pode sugerir dificuldades para estudar e conhecer o adversário na hora do mata-mata, mesmo com todo o aparato de informações no mercado paralelo de análises no futebol. Para o confronto com o Paysandu, no entanto, o Náutico reencontrará figuras carimbadas do futebol pernambucano, na briga pelo acesso nas quartas de finais da Série C 2019. A começar pelo comandante dos rivais.

Três títulos pernambucanos e um acesso

Ativo como treinador desde 1986, o técnico Hélio dos Anjos é um dos que possuem extenso currículo no futebol nacional, em diversos mercados e grandes clubes do país, entre eles Vitória, Athletico-PR, Goiás, Grêmio, Vasco, Fortaleza, Bahia, além de trabalhar no futebol árabe. Chegou ao Paysandu para a sua segunda passagem no clube após a quinta rodada, com o time na quarta colocação do Grupo B. A missão de Hélio é alcançar mais um acesso, como em 2002, quando levou o Papão à Série A.

E no cenário pernambucano, foi treinador do Náutico em 1993 e 2006, quando conquistou o acesso à Série A com o Timbu. Mas foi no rival Sport que o treinador obteve mais sucesso, onde diz ter ‘identificação’. Pelo Leão, Hélio conquistou o Campeonato Pernambucano em três oportunidades, em 1996, 1997 2003. No entanto, não conseguiu o sonhado Hexacampeonato em 2011, ao perder o título daquele ano para o Santa Cruz.

Jogadores carimbados em PE

Mas não é só na área técnica que o futebol pernambucano deixou a sua marca. Entre os atletas, o lateral-esquerdo Bruno Collaço foi titular do Náutico na temporada 2013, ano de pior campanha do Timbu na Série A do Brasileirão, com 26 jogos disputados com a camisa alvirrubra. O lateral-direito titular Tony e o volante Thiago Primão disputaram a Série B com o Santa Cruz em 2014 e 2017, respectivamente. Já o meia Leandrinho participou da temporada 2016, no último rebaixamento coral da Série A. E os atacantes Jheimy, de 31 anos, e Hygor, estiveram no Sport nas temporadas 2012 e 2018, respectivamente, mas não deixaram muitas saudades na Ilha do Retiro.

Olho neles também

Tiago Luis

Em questão de currículo, nenhum do jogador do Paysandu chama tanto a atenção quando o meia-atacante Tiago Luis. ‘Menino da Vila’, por ser revelado nas categorias de base do Santos, despontou com o clube alvinegro em 2008. Jogou ainda por Ponte Preta, Chapecoense, Joinville, América-MG e Goiás, onde teve o seu melhor desempenho, ao marcar 12 gols em 71 jogos com o clube esmeraldino entre 2017 e 2018. Neste ano faz a sua segunda passagem pelo Paysandu, mas atravessa períodos de lesões. Soma apenas 13 partidas disputadas no ano, sendo a última delas contra o Atlético-AC, há três rodadas.

Mota

Aos 34 anos, o goleiro Mota tem base de currículo mais voltada para o futebol carioca, sobretudo no Volta Redonda onde conquistou a Série D de 2016 como titular do clube, sofrendo apenas oito gols em 16 partidas. No ano seguinte, vestindo a camisa do CSA, foi novamente campeão nacional, com o Azulão sofrendo 17 gols em 24 jogos. Em 2018, na Série B, perdeu espaço na equipe e acertou com o Paysandu, onde jogou em 33 partidas e sofreu 11 gols.

Tomas Bastos

Aos 27 anos, Tomás Bastos é o principal goleador do Paysandu nesta Série C. Prata da casa da Ferroviária de Araraquara, também passou pela base do Atlético-PR mas não teve chances no profissional. Contratado pelo J. Malucelli, despontou ao ser emprestado ao Boa Esporte em 2014, quando marcou 15 gols em 26 partidas. Também foi emprestado a Botafogo, Ceará e Coritiba, mas não repetiu o mesmo sucesso. Após a Série B do ano passado com o Atlético-GO, onde marcou sete gols, teve uma passagem nos Emirados Árabes antes de chegar ao Papão.

Nicolas e Vinicius Leite

Com quatro gols, é o vice-artilheiro do time, com quatro gols. Também rodado, acumula experiências por equipes do interior do futebol gaúcho, além de outras equipes do Sul do Brasil, como Criciúma e Chapecoense. O Paysandu é o primeiro time do eixo Norte-Nordeste em seu currículo. Já Vinicius Leite, terceiro artilheiro, com um gol a menos, é natural de Goiás mas tem como formação futebol do interior paulista. Ainda jogou pelo futebol carioca e goiano, onde vestiu a camisa do Vila Nova na Série B de 2018.

VEJA MAIS CONTEÚDO