Santa Cruz entra na luta para retirada do óleo no litoral nordestino

Tricolor arrecada donativos para ajudar na retirada do óleo das praias

SANTA CRUZ
Santa Cruz entra na luta para retirada do óleo no litoral nordestino

489 toneladas de óleo recolhidas das praias foram recolhidas até agora. - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Karoline Albuquerque | Pedro Alves

Quase 500 toneladas de resídios de petróleo já foram recolhidos no litoral pernambucano, mas ainda há muito trabalho a fazer. Para ajudar no mutirão de voluntários e equipes do Governo que tentam conter o desastre ambiental, o Santa Cruz vai arrecadar donativos para levar às praias.

Na sede tricolor, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife, o clube arrecada luvas de borracha, máscaras, sacos de lixos, bota PVC e água. As doações podem ser feitas das 8h às 18h. “Tricolor, nosso litoral está sofrendo com o maior desastre ambiental de todos os tempos. Essa missão não se cumpre só”, convocou o clube.

Até agora, manchas de óleo foram registradas nas praias dos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O local com mais concentração é a praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul. Vestígios foram recolhidos na praia do Xaréu e na Ilha da Cocaia, próximo ao Porto de Suape.

O material recolhido é armazenado em caixas estacionárias e duas empresas de gerenciamento de resíduos perigosos estão em operação de coleta e transporte, encaminhando os produtos para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Pernambuco, localizado em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.