NÁUTICO

Atacante e Categoria de Base são novidades na reapresentação do Náutico

O Náutico começou a preparação para a temporada 2020

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 04/12/2019 às 11:49
Tião Siqueira/ TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/ TV Jornal

O Náutico avançou e acertou com o Internacional para a permanência do atacante Álvaro por mais um ano de empréstimo. Com o aval do clube gaúcho, o jogador se reapresentou na tarde desta terça-feira no CT Wilson Campos e iniciou a pré-temporada junto ao elenco alvirrubro. A diretoria do Timbu aguarda apenas a documentação para oficializar a renovação com o atleta. Álvaro era o último jogador na lista de prioridades da diretoria alvirrubra que ainda não tinha acertado a renovação com o clube para a temporada 2020.

Artilheiro do Náutico na Série C com seis gols marcados e uma média de um gol a cada dois jogos, Álvaro se destacou na reta final da competição e ajudou o time principalmente durante a fase mata-mata. Depois das boas atuações no Timbu, o Internacional sinalizou o interesse no retorno do atacante para realizar a pré-temporada junto ao elenco gaúcho. O nome de Álvaro também chegou a ser ventilado em uma possível lista que o Inter disponibilizou para o Atlético-MG em troca do atacante colombiano Chara.

Ciente na valorização do atacante, a diretoria do Náutico sempre se mostrou confiante na renovação com Álvaro. Nas negociações com o Internacional por um novo empréstimo do jogador, os dirigentes alvirrubros argumentavam que no Timbu Álvaro teria mais possibilidade de desenvolvimento profissional. As conversas com o clube gaúcho andaram a atacante deve ficar nos Aflitos por mais uma temporada.

“Álvaro apresentou-se com o aval do Internacional, não está anunciado oficialmente, mas se juntou aos atletas do elenco. Foi realmente um esforço muito grande, o jogador se valorizou muito e tem características muito procuradas: um jogador alto, de velocidade, força, que faz muitos gols e que estava despertando interesse de clubes da Série A e Série B, mas o entendimento entre Náutico e Inter, e principalmente a vontade do jogador de dar sequência no Náutico, onde estava se sentindo muito bem, foi o que fez que a gente conseguisse andar”, explicou o vice-presidente Diógenes Braga.

Manutenção da base

Com apenas duas duas contratações como novidades, a reapresentação do elenco do Náutico foi marcada pela manutenção da maior parte do elenco que conquistou o título da Série C. Dos 29 jogadores que participaram do primeiro trabalho da pré-temporada no CT Wilson Campos, 19 fizeram parte do elenco em 2019. Além dos dois novos reforços, oito jogadores formados na categoria de base do clube subiram para o profissional.

Vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga acredita que manter a base do elenco para o ano seguinte, embora seja uma cultura pouco utilizada no país, possibilita minimizar os erros no futebol. Mesmo com a manutenção de grande parte dos jogadores, a diretoria alvirrubra ainda segue em busca de reforços pontuais para disputar as quatro competições no próximo ano, tendo como o principal objetivo uma boa campanha na Série B, para tentar conquistar o acesso e retornar à elite do futebol brasileiro.

“É um caminho que nos dá um início. É uma questão de cultura, no futebol brasileiro existe uma cultura muito grande de se mudar muito o elenco a cada ano, no futebol europeu não, existe um cultura de continuidade. O que se construiu internamente com esse elenco, em relação a resposta dentro de campo e principalmente ao ambiente de trabalho, a gente entendeu que era um norte muito interessante. Sem contar também que os times que tem essa opção de manter os elencos em grande maioria fazem boas temporadas”, destacou o vice-presidente alvirrubro.

O lateral-esquerdo Assis não se reapresentou para a pré-temporada. A assessoria de imprensa do Náutico confirmou que a diretoria negocia o empréstimo do jogador. A expectativa ao longo da semana fica por conta da chegada de novos reforços no time alvirrubro. A diretoria do Náutico busca a contratação de pelo menos mais um goleiro e um zagueiro, um volante e dois atacantes 2020.

Igor Moura, repórter da Rádio Jornal, traz todos os detalhes da reapresentação alvirrubra.

 

JOGADORES QUE SE APRESENTARAM

Goleiros: Jefferson, João e Renan

Laterais: Hereda, Bryan, Wilian Simões e Erick Daltro

Zagueiros: Fernando Lombardi, Diego Silva, Rafael Ribeiro, Camutanga* e Carlão

Volantes: Josa, Jhonnatan, Rhaldney e Wagninho

Meias: Jean Carlos, Jorge Henrique e Lucas Paraíba

Atacantes: Álvaro, Thiago, Matheus Carvalho, Salatiel, Jefferson Nem, Yuri Martins, Júlio, Neto, Erick Maranhão e Wanderson

*Camutanga esteve presente no CT Wilson Campos, mas segue se recuperando da cirurgia no joelho.

VEJA MAIS CONTEÚDO