COPA DO NORDESTE

Náutico enfrenta Botafogo-PB pela Copa do Nordeste

Equipes têm histórico de confrontos na competição

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 08/02/2020 às 9:00
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Eliminado para o Botafogo-PB na semifinal da Copa do Nordeste do ano passado, o Náutico reencontra o time paraibano neste sábado, às 16h, mais uma vez no estádio Almeidão, pela terceira rodada da competição. Para se manter na liderança do Grupo B, o Timbu vai em busca da quinta vitória consecutiva na temporada, mas para isso tem pela frente um adversário que costuma fazer jogo duro em João Pessoa. Fora de casa, o time alvirrubro venceu o Belo apenas duas vezes. A primeira em 2001, pelo Nordestão, e a segunda no ano passado, pela Série C. O confronto entre paraibanos e pernambucanos terá transmissão exclusiva da TV Jornal.

"Se tornou uma rivalidade muito forte, eu percebi isso no ano passado, uma rivalidade quase que um clássico. Eles não subiram no ano passado, mas mantiveram uma base muito boa e qualificaram, individualmente um grupo que chama muita atenção pela individualidade e também pelo conjunto, então todo respeito ao adversário pela qualidade, mas também pela rivalidade que estamos tendo. Para a gente ter sucesso nessa partida temos que fazer um jogo de imposição física, tática, técnica mental", comentou o técnico Gilmar Dal Pozzo.

No ano passado, além do duelo pela Copa do Nordeste, as equipe se enfrentaram outras duas vezes, ambas pela Série C. E o Náutico levou a melhor nos dois confrontos. Já sob o comando de Gilmar Dal Pozzo, no primeiro turno da competição, o Timbu bateu o Botafogo-PB nos Aflitos por 2x1. Já no returno, na reta final da primeira fase, o time alvirrubro conquistou a vitória por 1x0 em João Pessoa, garantindo na oportunidade a classificação antecipada para as quartas de final.

Para o confronto, depois de poupar o time titular contra o Vitória das Tabocas, na última rodada do Campeonato Pernambucano, o Náutico volta a contar com a força máxima do elenco. No meio campo, os volantes Rhaldney e Wagninho disputam uma vaga ao lado de Luanderson. Na zaga, Diego Silva volta a fazer dupla com Ronaldo Alves, depois de cumprir suspensão nos dois primeiros jogos da Copa do Nordeste. Por fim, no ataque, a expectativa é pela presença de Matheus Carvalho, poupado nos últimos dois treinamentos por desgaste muscular.

"A gente está seguindo um planejamento, pensamos jogo a jogo. Nesses próximos jogos, nós vamos usar três times diferentes, mas esse grupo foi preparado para isso, os jogadores sabem que para vencermos e continuarmos na fase boa temos que produzir e fazer por merecer, é isso que estamos fazendo. A verdade é que nós vamos muito fortes para esse jogo. Vamos com o que temos de melhor, já projetando o jogo contra o Toledo-PR e quem sabe o jogo contra o Sport também", analisou Dal Pozzo.

BOTAFOGO-PB

Comandado pelo técnico Evaristo Piza, o Botafogo-PB manteve a base do elenco que disputou a Série C do ano passado. Assim como o Náutico, o time paraibano ainda não perdeu na temporada. Foram quatro jogos, com duas vitórias e dois empates. O confronto deste sábado pode marcar a estreia do lateral-direito Leo Moura. Aos 41 anos, o experiente jogador foi a principal contratação do Belo para a temporada.

"O Botafogo-PB chama atenção pela continuidade, já havia comentado sobre isso no ano passado. Desde o trabalho que iniciou com o Itamar Schulle (atual técnico do Santa Cruz), depois com o Leston Júnior, eles mantêm uma gestão muito boa de continuidade, isso me agrada no conceito que eu imagino como ideal no futebol", destacou o treinador alvirrubro.

FICHA DO JOGO

Botafogo-PB: Samuel Pires; Léo Moura, Luís Gustavo, Fred e Mário; Rogério (Wellington Cezar), Rodrigo Andrade, Cássio e Gabriel (Enercino); Lohan e Kelvin (Pimentinha). Técnico: Evaristo Piza. Esquema: 4-3-3.

Náutico: Jefferson; Bryan, Diego Silva, Ronaldo Alves e Wilian Simões; Luanderson, Rhaldney (Wagninho) e Jean Carlos; Matheus Carvalho, Erick e Guillermo Paiva. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. Esquema: 4-3-3.

Local: estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). Horário: 16h. Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL). Assistentes: Maxwell Rocha da Silva e Fernanda Felix da Silva (ambos de AL). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

VEJA MAIS CONTEÚDO