COPA DO NORDESTE

Clubes em diferentes estágios de preparação visando o retorno da Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste vai retornar no dia 21 de julho

Lucas Holanda
Lucas Holanda
Publicado em 08/07/2020 às 14:40
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

A Copa do Nordeste volta no próximo dia 21 de julho, com sede única em Salvador, de portões fechados e com previsão de encerramento no dia 4 de julho. A CBF, que definiu esse calendário na última terça-feira, deve divulgar a tabela para a fase final do Regional até esta quinta-feira. No entanto, mesmo com a data já definida para a bola voltar a rolar no Nordestão, alguns clubes nem voltaram a treinar. Um deles, por exemplo, é o River-PI, que já está eliminado e enfrenta o Santa Cruz na última rodada, no jogo que pode valer a classificação do Tricolor para a fase final caso vença e algum dos concorrentes tropece.

Preparação dos clubes Pernambucanos

Em Pernambuco, Sport e Náutico retornaram aos treinos físicos no dia 15 de junho, enquanto o Santa Cruz voltou no dia 17. Como estabelecido pelo protocolo de saúde, os três clubes passaram pela testagem do novo coronavírus antes de treinarem nos CTs, além de seguirem à risca as medidas de sanitização recomendadas pelas autoridades de saúde na chegada dos atletas, durantes as atividades e também na ida dos jogadores para casa.

Nos primeiros treinos, foco nas atividades físicas, com divisões em subgrupos e respeitando o distanciamento social recomendado. Depois, um trabalho técnico com bola, mas com foco principal na recuperação dos atletas fisicamente. Em seguida, outra etapa: treinos com ênfase nos quesitos técnicos e táticos. Com o passar das atividades, outra etapa: esboço do time titular, com a realização dos primeiros treinos, que devem ser intensificados visando o retorno da Copa do Nordeste. Com relação aos jogadores que tiveram suspeita de covid-19 e foram afastados, o Náutico não teve nenhum, enquanto o Sport teve dois: os goleiros Luan Polli e Mailson, que já estão treinando normalmente. Polli ficou uma semana de isolamento após caso de coronavírus na família, enquanto o outro arqueiro desfalcou os treinos por dois dias.

No Santa Cruz, a bateria mais recente de testagem da covid-19 feita pelo clube no último sábado identificou quatro jogadores e um funcionário que testaram positivo para o coronavírus. O Tricolor não divulgou os nomes, mas eles estão afastados até completarem os sete dias de isolamento. A atual semana é a quarta de treinamentos nos clubes da capital, que voltam a jogar no dia 21 ou 22, a depender da confirmação feita pela CBF. Antes mesmo da entidade bater o martelo com relação ao retorno da Copa do Nordeste, os dirigentes do Trio de Ferro enxergavam como ideal os jogos a partir do dia 15 de julho.

Preparação dos clubes Baianos

Assim como o Trio de Ferro, os clubes baianos voltaram na mesma semana. O Bahia retomou os treinos na Cidade Tricolor no dia 16 de junho, enquanto o Vitória fez a sua primeira atividade após a paralisação no dia 17. O protocolo adotado pelos baianos foi o mesmo: testagem anterior aos treinos, passando por atividades físicas no início e depois movimentações leves com bola. A partir da segunda semana do retorno, início de preparação técnica e tática, com o aprimoramento das duas partes sendo dividido por setor e aumentando de intensidade com o passar dos treinos.

Com relação aos treinos coletivos, as primeiras atividades aconteceram na última semana, e devem ser intensificadas com a Copa do Nordeste já tendo data para voltar. Vale lembrar que, tanto Bahia como Vitória realizaram outra testagem durante o período de treinamentos, além da bateria inicial feita antes da primeira atividade dos dois clubes há quatro semanas atrás.

Preparação dos clubes Cearenses

Diferentemente dos clubes de Pernambuco e Bahia, as equipes cearenses retornaram antes. O Ceará voltou no dia 1º de junho, enquanto o Fortaleza voltou no dia 2. Obviamente os times foram submetidos à testagem antes de treinarem pela primeira vez, além de seguirem à risca o protocolo dividido em etapas. Nas primeiras semanas, um período de readaptação após tanto tempo longe dos gramados, com treinos físicos e introdutórios tecnicamente. Em seguida, exercícios específicos para cada setor do elenco. Na quarta semana de treinamentos, os dois clubes passaram a trabalhar a parte tática, com as atividades inicialmente inda sendo dividida em subgrupos, mas depois com os primeiros treinos coletivos.

Além de realizar os treinos por etapas, respeitando o protocolo rigoroso de saúde, Ceará e Fortaleza também realizaram testagens em todas as pessoas envolvidas no retorno do futebol. No momento, os clubes estão na sexta semana de treinamentos, duas a mais que os times pernambucanos e baianos. Com a Copa do Nordeste retornando dia 21, a expectativa é dos times seguirem realizando os treinos coletivos, intensificando ainda mais a preparação visando a estreia no Regional.

Preparação dos clubes Alagoanos

Diferentemente dos clubes pernambucanos, baianos e cearenses, CSA E CRB só voltaram aos treinos no dia 23 de junho, uma semana após o Trio de Ferro e a dupla Ba-Vi; e quatro semanas depois de Fortaleza e Ceará. Após a realização da testagem, os jogadores iniciaram as atividades nos CTs com foco total na parte física, além de seguirem de forma rigorosa o protocolo de saúde. Na terceira semana de treinamentos, os primeiros contatos com bola, visando o aprimoramento tático e técnico. Até o dia 21, possível data de estreia dos clubes no Regional, a expectativa é de carga mais intensa nas atividades com bola, além dos treinos coletivos.

Botafogo-PB e Confiança

O Botafogo-PB e o Confiança voltaram a treinar apenas no dia 29 de junho. Em pouco mais de uma semana de treinamentos, a prioridade continua sendo a parte física, já que os atletas dos dois clubes passaram mais de 100 dias longe dos gramados. Com relação ao protocolo dos treinos, os seguiram a recomendação da testagem antes da primeira atividade, além das medidas de sanitização previstas para acontecerem diariamente antes, durante e após a realização dos treinos. Além de possivelmente estrearem na Copa do Nordeste dia 21, os dois times também precisam conviver com os estaduais. Na paraíba, a previsão é que o Estadual volte dia 18, enquanto em Aracaju a expectativa é de retorno no dia 25 de julho.

ABC e América-RN

Em Natal, o Governo do Estado só autorizou a prática de treinos a partir do dia 15 de julho. No entanto, o América-RN está em Pernambuco desde o 1º de julho, onde está treinando no CT do Retrô, em Aldeia. Já o ABC abrigou jogadores, comissão técnica e outros profissionais envolvidos no retorno do futebol no seu CT desde a última quinta-feira, dia 3 deste mês. Mesmo sem a liberação por parte do Governo do Estado, o clube alvinegro realizou movimentações físicas na última segunda-feira. Tanto América-RN quanto ABC realizaram a testagem da covid-19 em seus jogadores.

Não treinaram ainda

Sem chances de se classificarem para a próxima fase, Imperatriz, River-PI e Frei Paulistano ainda não retornaram aos treinamentos. Dos três, apenas o Frei conseguiu realizar a testagem da covid-19 nas pessoas envolvidas no retorno do futebol. Com a Copa do Nordeste sendo reiniciada no dia 21 de julho, os clubes devem anunciar nos próximos dias quais os próximos passos antes da possível estreia no Regional.

VEJA MAIS CONTEÚDO