Copa do Nordeste

Ceará vence Bahia na primeira partida da final da Copa do Nordeste

Segunda partida da decisão será disputada na próxima terça-feira (4)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/08/2020 às 18:44
Foto: Felipe Santos/Ceará
FOTO: Foto: Felipe Santos/Ceará

Ainda sem poder contar com o atacante Gilberto (ex-Santa Cruz e Sport) e o goleiro Douglas, ambos lesionados, o técnico do Bahia Roger Machado repetiu a mesma escalação da vitória contra o Confiança, na semifinal. No Ceará, que eliminou o rival Fortaleza na semifinal, Guto Ferreira (ex-Sport) apostou no quarteto Vinícius, chamado de Vina no Vozão, (ex-Náutico), Leandro Carvalho, Cléber e Fernando Sobral.

O jogo

A partida começou muito disputado e embolado no meio de campo. Até com mais faltas do que o normal. Porém, em três minutos, o placar foi movimentado dua vezes. Aos 25, o volante Flávio foi esperto e roubou a bola no meio de campo. Ele avançou e tocou para Fernandão, dentro da área, mandar para o fundo da rede de Fernando Prass: Bahia 1×0.

O Ceará empatou em seguida, aos 27, em uma falha bizarra do sistema defensivo do tricolor baiano. Após um chutão do goleiro Fernando Prass, Juninho Capixaba trombou com o goleiro Anderson e a bola sobrou limpa para Fernando Sobral: 1×1.

O duelo seguiu equilibrado. Aos 36, o Bahia criou boa chance, mas Rodriguinho chutou fraco e Fernando Prass defendeu. A resposta do Vozão veio aos 40. Após escanteio, o goleiro Anderson espalmou e a bola sobrou para Vina, que girou e bateu, mas por cima.

Ouça os gols da partida na voz de Roberto Queiroz:

Segundo tempo

Para a etapa complementar, as equipes voltaram com as mesmas formações, sem mudanças. O primeiro grande perigo foi dos cearenses. Aos seis, o lateral Bruno Pacheco tabelou com Fernando Sobral e bateu forte, mas Anderson praticou boa intervenção. Porém, aos 12, o Vozão pulou na frente. Após belo cruzamento de Samuel Xavier (ex-Sport), o atacante Cléber acertou linda cabeçada, sem chance para o goleiro do tricolor: Ceará 2×1.

Mesmo em vantagem no placar, Guto Ferreira mexeu duplamente na equipe. Matheus Gonçalves (ex-Sport) e William Oliveira entraram nas vagas de Leandro Carvalho e Fabinho, respectivamente. Roger Machado respondeu na mesma hora, com Rossi e Daniel nos lugares de Clayson e Gregore respectivamente.

O Bahia assustou aos 26. Juninho Capixaba cruzou, mas Fernandão cabeceou errado, sem direção. O Ceará respondeu em seguida, com Fernando Sobral, que obrigou Anderson a fazer boa defesa. Um minuto depois, aos 28, Matheus Gonçalves recebeu pela esquerda, ajeitou e marcou o gol. Mas a arbitragem marcou impedimento. Após longa demora, o VAR (novidade para as finais) mudou a decisão e confirmou o terceiro gol do Ceará.

VEJA MAIS CONTEÚDO