Futebol

Elton marca duas vezes e Sport vence o Ceará na estreia do Campeonato Brasileiro

O time rubro-negro conquistou os três pontos em cima do campeão da Copa do Nordeste

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 08/08/2020 às 22:19
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

De volta à Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport começou a campanha com pé direito. O Leão venceu o Ceará, por 3 x 2, na noite deste sábado (08), na Ilha do Retiro. O destaque da partida foi o atacante Elton, com dois gols. O rubro-negro agora se prepara para encarar o Vasco da Gama, pela segunda rodada, na próxima quinta-feira (13), fora de casa. Ouça abaixo os gols da partida na voz de Aroldo Costa, O Maior Gol do Mundo.

Começando mais uma trajetória ma Primeira Divisão e querendo mostrar um bom desempenho diante do atual campeão da Copa do Nordeste, o Sport mostrou uma postura ofensiva e o técnico Daniel Paulista apostou no bom momento de Élton, após os gols no Quadrangular do Rebaixamento do Campeonato Pernambuco, mesmo considerando a grande diferença de nível técnico. Com velocidade nos dois lados do campo, diante de um forte apoio dos dois laterais, o time rubro-negro fez o Ceará recuar, tanto que Adryelson acertou o travessão aos 13 minutos. Mas o gol não demorou para sair.

Aos 19 minutos, Elton abriu o placar de cabeça após cruzamento de Patric pelo lado direito. Apesar do crescimento da equipe cearense na partida, o Leão não abdicou do ataque. O jogo era lá e cá, com chutes frontais e jogadas pela linha de fundo. A chance do Sport ampliar o placar veio em um lance, inicialmente, confuso. A árbitra Edina Alves Batista foi chamada para olhar o VAR, pouco mais de um minuto depois em que a partida prosseguia. Apesar disso, um outra jogada ainda não havia sido iniciada.

Com a revisão, a arbitragem marcou pênalti em toque de mão de Fabinho. Elton bateu com categoria e ampliou a vantagem rubro-negra. Já diz o ditado: 'tudo que é bom, dura pouco'. No lance seguinte, o alvinegro foi para o ataque e Cléber bateu colocar para diminuir o resultado. No entanto, o ditado popular entrou em ação. Antes do final da primeira etapa, Jonatan Gomez aproveitou a bola cruzada e bateu com o pé direito para o fundo das redes. Era o terceiro.

Veja o tempo real da partida no Blog do Torcedor

Segundo tempo

A vantagem de dois gols e o bom desempenho do primeiro tempo, deu ao Sport uma certa tranquilidade no início do segundo tempo. No outro lado, o treinador Guto Ferreira (ex-Sport) mexeu no ataque e colocou o Vozão para cima. A mudança surtiu efeito e, aos 11 minutos, o time marcou o segundo gol e mudou o rumo da partida. Com o Leão optando por uma maior precaução, o Ceará foi em busca do empate.

Durante boa parte do segundo tempo, o ímpeto cearense era maior. No entanto, a marcação do Sport fez com que a equipe sofresse poucos sustos. O Ceará girava muito a bola, mas não conseguia finalizar. Apostando no contra-ataque, o time pernambucano também não era efetivo. Quando tentava, os atacantes eram desarmados rapidamente.

Nos minutos finais, o ritmo e as disposições táticas dos times não mudaram. Enquanto o Ceará buscava a movimentação para sair da forte marcação do rubro-negro, o Leão tinha dificuldade de reter a bola no campo de ataque. Diferentemente da primeira etapa, as trocas de passes não aconteciam. Com quatro minutos de acréscimos, esperava-se um 'tudo ou nada' do time cearense. No entanto, o Sport se segurou bem e conquistou os três pontos.

VEJA MAIS CONTEÚDO