MÁ FASE

Futebol Pernambucano e a baixa efetividade de seus centroavantes

Das nove partidas disputadas pelo Trio de Ferro em suas respectivas divisões, os "camisas 9" marcaram apenas em duas partidas

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 20/08/2020 às 13:48
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

As equipes do futebol pernambucano vem sofrendo com um problema em comum: os centroavantes. Dos nove jogos feitos por Náutico, Santa Cruz e Sport em suas respectivas divisões, os “camisas 9” marcaram apenas três gols, em duas partidas, ambas nas primeiras rodadas.

Os autores dos gols foram Elton, na vitória do Sport contra o Ceará, onde o atacante balançou as redes duas vezes, e Kieza, na derrota do Náutico para o Avaí. O ataque do Santa Cruz não marca há mais de um mês, a última vez foi na vitória contra o Sport, na primeira partida pós-paralisação, ainda no Pernambucano, onde Pipico fez fez os dois gols.

Náutico

Começando pelo Náutico, o “ataque dos sonhos” não vem correspondendo nem de perto a expectativa criada pela torcida. Contratado para ser o artilheiro Timbu, Kieza até agora marcou apenas um gol em dois jogos que disputou na Série B, porém saiu lesionado na partida contra o Operário e só deve voltar em setembro. Lesão que abriu lugar Salatiel, que não balançou as redes nas duas oportunidades que teve.

No entanto, a diferença dentro de campo de um jogador para o outro é percebida nos números. De acordo com o site sofascore, Kieza ajuda muito mais na criação de jogadas, com mais participações fora da área e também finaliza mais. O camisa 9 tem uma média de 3.5 finalizações por jogo, costuma dialogar mais com Thiago ou Dadá Belmonte pela esquerda, tocando na bola 28 vezes e tem uma efetividade maior na marcação alta feito pelo ataque, interceptando passes e recuperando a posse com uma média de 0.5 por jogo.

Já Salatiel aparenta ser um jogador menos participativo do que Kieza. No mapa de jogo do camisa 92, o atacante predomina mais no meio e pouco flutua para as pontas, se comparado com Kieza. Salatiel finaliza uma média de 0.7 por jogo e ainda não balançou as redes. Toca na bola 19 vezes por partida, nove a menos que Kieza e, defensivamente é menos efetivo com uma média de 0.3 interceptações.

Santa Cruz

O Santa Cruz é um dos que mais vem sentindo a má fase de seus centroavantes que não balançam as redes há mais de um mês. Porém, o Tricolor ainda não perdeu na Série C. Empatou contra o Paysandu, na primeira rodada, e venceu de virada o Treze por 3x2, mas nenhum dos gols foram feitos pelos atacantes.

Pipico, titular da posição, marcou sete gols na temporada e os últimos no clássico contra o Sport, no dia 19 de julho, onde marcou duas vezes. A segunda opção da posição, Victor Rangel, não vendo correspondendo às expectativas impostas sobre ele. Na atual temporada, o atacante marcou apenas um gol, em 12 jogos. O que joga a “favor” dele, é por estar sendo utilizado na ponta, onde não é sua posição de origem.

Situação que vem fazendo o treinador Itamar Schulle cobrar reforços publicamente. O Santa Cruz tem algumas situações encaminhadas, como é o caso do atacante Negueba e um possível jogador que atua no Campeonato Paulista.

Sport

A vida do Sport é até certo ponto curiosa. O atacante Hernane Brocador não vive uma fase boa e perdeu a posição para Elton. A curiosidade é que na Série B 2019, Brocador foi o artilheiro da competição, enquanto Elton era o reserva absoluto e que pouco marcava. Em 2020, o cenário mudou. O camisa 9 passou a ser contestado em suas atuações e devido a isso perdeu a titularidade para Elton, que foi importante na vitória diante do Ceará na primeira rodada da Série A, onde foi autor de dois dos três gols do Sport.

E não é só nos gols que a melhora no setor é vista. Elton é muito mais participativo durante o jogo do que Hernane. No mapa de jogo do atual titular do Sport, Elton participa mais do jogo em todos os setores do campo, destaque para o forte diálogo dele com o lado direito, principalmente com o lateral Patric. Enquanto Hernane pouco participa ofensivamente. O camisa 9 toca em média apenas cinco vezes na bola (na Série A), enquanto Elton tem um número muito superior com 36.3.

VEJA MAIS CONTEÚDO